Cerca de 500 mil pessoas poderão atravessar Ressano Garcia na quadra festiva

Cerca de 500 mil pessoas poderão atravessar Ressano Garcia na quadra festiva

O Movimento fronteiriço vai se intensificar nos próximos dias em várias fronteiras nacionais. Mais de 500 mil pessoas, entre nacionais e estrangeiras, poderão atravessar a fronteira de Ressano Garcia no  período da quadra festiva.

É a principal porta de entrada e saída para África do Sul, sendo por isso a fronteira terrestre mais movimentada do país. A três semanas para a quadra festiva, Ressano Garcia, no Distrito de Moamba, província de Maputo, prepara-se para atender o fluxo migratório que caracteriza esta época do ano. Além de turistas, há milhares de moçambicanos que trabalham na África do Sul e que transitam por esta fronteira para passar as festas do Natal e do fim do ano com a família.

Os serviços de Migração já contam com reforço de meios técnicos e humanos, incluindo a extensão do horário de trabalho a partir do dia 13 de Dezembro. O Chefe do posto fronteiriço de Ressano Garcia, Pedro Pene, disse em entrevista ao “O País” que estão criadas as condições para atender o movimento migratório que caracteriza a quadra festiva.
“Contamos com reforços da capacidade técnica e em meios humanos, a implementação do ponto de paragem única, incluindo a extensão do horário das Actuais 18h/ dia para 24h/ dia a partir do dia 13 próximo até a mesma data de Janeiro do ano de 2020.”

Neste momento estão em curso obras visando aumentar o número de balcões de atendimento no posto fronteiriço. Ainda de acordo com a fonte que temos vindo a citar s obras consistem na instalação de um guiché que terá quatro balcões. Esperando-se assim que esta mesma infraestrutura entre em funcionamento ainda este ano.

Está também concluído o balcão de atendimento do mineiro, para atender pontual e especificamente os mineiros moçambicanos que dentro de dias estarão a regressar ao solo pátrio.

Em preparação está também a operação conjunta envolvendo as Alfândegas e as Forças de Defesa e Segurança, que vai vigorar de  13 de Dezembro até 13 de Janeiro de 2020.

 


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique