Cheias desalojam mais de 200 pessoas na Beira

Cheias desalojam mais de 200 pessoas na Beira

As chuvas que continuam a cair de forma contínua na cidade da Beira, em Sofala, desde a noite do passado domingo, têm estado a obrigar dezenas de famílias a abandonar as suas casas, particularmente no bairro Ndunda-2, um bairro de expansão. Até ao fim da tarde desta terça-feira, era notória a movimentação dos moradores do bairro em alusão, transportando os seus bens, particularmente alimentos e cobertores, à procura de um lugar seguro para se acomodarem.

Marcelo Sengulane, uma das vítimas das inundações do bairro Ndunda-2, explicou que as águas estão dentro da sua residência desde a meio da manhã da passada segunda-feira. “Eu e a minha família tentamos resistir a fúria das águas mas aos poucos o nível da água foi aumentado dentro da casa. Até a altura que abandonamos a residência, cerca das 13 horas de hoje, já tinham atingido meio metro. Como está a chover e a previsão indica mais chuva ainda nos próximos dias, decidimos acatar as orientações do INGC e vamos nos juntar as outras vítimas num lugar seguro”.

Aliás, todas as vítimas estão a ser encaminhadas para a Escola Primária do Primeiro Grau de Ndunda, onde estão a ser acomodadas nas salas de aulas.

Até ao fim da tarde, cerca de 220 pessoas tinham sido acomodadas na escola em referência. No local, as vítimas estão a  receber apoios do INGC, que incluem alimentação, redes mosquiteiras, lonas e assistência médica, em caso de necessidade.

Na escola onde estão acomodadas as vítimas, estudam mais de três mil alunos de 1ª a 7ª classes, que dada esta situação não estão a ter aulas desde a passada segunda-feira.

Até a altura que a nossa equipa de Reportagem abandonou a escola, técnicos da empresa Electricidade de Moçambique estavam empenhados na montagem de candeeiros eléctricos com vista a melhorar a visão nocturna no local.

Importa referir que no Ndunda-2, ainda permanecem várias famílias, cuja casas ainda não foram inundadas, mas estão cercadas de água, tal como as fontes de água.   Para evitar a eclosão de doenças diarreicas, o sector de saúde está a disponibilizar certeza.


 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique