Ciclone Idai: especialistas do Reino Unido em Moçambique para auxiliar INGC

Ciclone Idai: especialistas do Reino Unido em Moçambique para auxiliar INGC

Na sequência no Ciclone Idai, que afecta o Centro do país desde ontem, o Reino Unido enviou dois especialistas humanitários para auxiliar na avaliação do impacto do fenómeno natural que, provavelmente, vai deixar centenas de milhares de pessoas sem abrigo.

De acordo com uma nota imprensa da UKAID, os especialistas humanitários do Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), chegam a Maputo ainda hoje.

O monitoramento  da UKAID e a posterior avaliação do impacto do ciclone vai acontecer sob a liderança do INGC.

A Ministra de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido, Penny Mordaunt, pronunciou-se sobre a calamidade que está a afectar o Centro do país: "Meus pensamentos permanecem com aquelas pessoas que foram afectadas pelo ciclone e mau tempo, e qualquer um que tenha perdido seus entes-queridos. Enviamos dois especialistas como forma de ajuda do Reino Unido para Moçambique. Eles serão nossos conselheiros no terreno para nos certificarmos de que estamos prontos para aumentar rapidamente nossa resposta caso seja necessário".

O Governo Britânico já está ajudar as famílias afectadas pelas chuvas intensas, pois tínhamos itens pré-posicionados, incluindo tendas, baldes para água potável e itens básicos de cozinha. Estamos prontos para oferecer mais ajuda.”

Além dos itens de ajuda humanitária, o Reino Unido está a apoiar o Programa Alimentar Mundial (WFP) para ajudar a alimentar 130.000 pessoas por duas semanas. WFP distribuirá alimentos de emergência e senhas de alimentos para as pessoas usarem nos mercados locais.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique