Cidade do Cabo regista grave crise de água

Cidade do Cabo regista grave crise de água

A cidade sul-africana de Cabo está a ser assolada por escassez de água, resultante da falta de chuvas.

De acordo com o Conselho Mundial da Água, a situação poderá precipitar a chegada do “Dia Zero”, em que todas as torneiras serão fechadas por falta do precioso líquido.

Actualmente, os cerca de quatro milhões de habitantes devem reduzir seu consumo de água para apenas 50 litros por dia, 7 vezes menos do que o cidadão comum nos Estados Unidos da América.

“A profunda variação nos padrões de pluviosidade secou seis barragens cruciais que fornecem água à Cidade do Cabo. Sem chuva, até Abril, o "Dia Zero" poderá tornar-se uma realidade e todas as torneiras serão fechadas. Casas e empresas terão de se adaptar ao racionamento e a uma vida sem água potável de fácil acesso”, indica o Conselho Mundial da Água. Entretanto, as autoridades locais esticaram a previsão para Maio.

O Conselho Mundial da Água é uma plataforma onde especialistas em água de mais de 50 países podem preparar iniciativas sobre questões relacionadas à água. Juntos, a autoridade global em água usa a voz dos seus peritos para mobilizar governos, instituições, associações e decisores ao mais alto nível acerca dos problemas críticos da água.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique