CNE apela à participação activa no recenseamento eleitoral

CNE apela à participação activa no recenseamento eleitoral

Arranca, esta segunda-feira, em todo o país, o processo de recenseamento eleitoral, que deverá estender-se até 17 de Maio próximo.

Neste sentido, a Comissão Nacional de Eleições, deixou uma mensagem de apelo a todos os cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos até à data da votação, ou a completar no dia 10 de Outubro de 2018, para se dirigirem aos postos de recenseamento, para cumprirem com o seu direito cívico.

“A participação activa nos processos eleitorais é sinal de maturidade democrática, significa envolver-se de forma eficaz nas instituições democráticas, significa ausência de abstenção e valorização da festa eleitoral, que levará a uma legitimação popular e democrática do eleitor, tornando o escolhido um verdadeiro representante dos cidadãos munícipes”.

Na mensagem, a CNE diz que o país está num processo de desenvolvimento da democracia, no qual todos os moçambicanos são chamados a dar o seu contributo.

“Não podemos permitir que a nossa jovem democracia entre em retrocesso, através de atitudes como a indiferença e de acima de murro, pois, esses tipos de atitudes afectam o desenvolvimento do país e inibe o alcance da democracia genuína”, refere o documento.

O recenseamento eleitoral é importante na medida em que, para além de garantir o direito ao voto do cidadão, permite verificar quantos cidadãos autárquicos estão aptos para exercer o seu direito de voto.

“Recensear constitui igualmente uma oportunidade para os cidadãos escolherem a pessoa que irá guiar os destinos do Município, as actividades que se propõe fazer para o bem-estar da população bem como, para fiscalizar os programas escolhidos em prol do desenvolvimento do Município”, acrescenta.

O processo de recenseamento eleitoral deverá abranger os cidadãos de 53 municípios e 52 distritos com autarquias locais. As brigadas de recenseamento eleitoral abrem às 7:00 horas e encerram às 18:00 horas. Para o acto, os cidadãos deverão portar consigo o cartão de eleitor, Bilhete de Identidade, Passaporte, Carta de Condução, Cédula Pessoal e/ou dois testemunhas, que tenham recenseado no mesmo posto, para adquirir o cartão de eleitor.

O novo carão é que vai permitir, aos cidadãos, o seu direito de votar nas 5ª eleições autárquicas, marcadas para 10 de Outubro próximo e presidencias previstas para 2019.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique