CNE apela ao civismo e tolerância durante a campanha

CNE apela ao civismo e tolerância durante a campanha

Na véspera da campanha eleitoral para as eleições intercalares em Nampula, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) lançou aos partidos políticos, seus candidatos, membros e simpatizantes no sentido de pautarem por civismo e tolerância durante o processo eleitoral. Abdul Carimo, presidente da CNE, lembrou aos concorrentes que a campanha eleitoral é o período em que os partidos políticos e seus candidatos se apresentam para a população, promovendo candidaturas e divulgando os seus manifestos em busca de voto. Por isso, defendeu, os partidos políticos constituem uma importante entidade responsável pela mobilização dos eleitores e pela democratização do país. “São os partidos políticos que fazem a canalização dos interesses das populações diante do Estado, são responsáveis pela selecção de lideranças políticas e pela operacionalização das competições eleitorais”.

 O presidente da Comissão Nacional de Eleições chamou a atenção dos partidos concorrentes e seus candidatos para a necessidade de evitarem desordens, incitamento ao ódio, à violência, à injúria, e a outras formas de injustiça.

“Respeito mútuo, tolerância, diálogo e, de uma maneira geral, adoptar uma postura e atitude que visa contribuir para a promoção do ambiente da paz, harmonia, alegria, festa e solidariedade”, apelou.

Na sua exortação, Abdul Carimo fez questão de sublinhar que é proibida a utilização, pelos partidos políticos e respectivos candidatos, de bens de Estado, dos lugares de culto, das escolas e à instrumentalização de jovens e crianças.

O uso de bens de Estado para a propaganda política e eleitoral é uma prática que tem sido denunciada em quase todos os processos eleitorais. A maioria das denúncias recai sobre a Frelimo, partido que se aproveita do controlo que exerce sobre o Estado para usar bens públicos para fins político-partidários.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique