Comandante-Geral da PRM apela à não violência na campanha eleitoral

Comandante-Geral da PRM apela à não violência na campanha eleitoral

Arranca nos próximos dias a campanha eleitoral que antecede a realização, a 10 de Outubro próximo, das eleições autárquicas nos 53 municípios do país.

A Polícia, receando possíveis actos de violência durante aquele período que devia ser considerado de festa no seio dos partidos políticos, onde todos têm a oportunidade de “namorar” o seu eleitor, veio através do Comandante-Geral, apelar para que a campanha decorra num ambiente ordeiro.

O Comandante-Geral da PRM reuniu no último sábado em Chimoio, com cabeças-de-lista dos três partidos, nomeadamente Frelimo, Renamo e MDM que vão concorrer em Manica nos cinco conselhos autárquicos, onde pediu aos presentes a enviarem aos comandos da corporação o roteiro da sua campanha eleitoral com 48 horas de antecedência, para que seja garantida a escolta das respectivas caravanas.

“Com o programa antecipado, podemos saber que há alguma coincidência na mesma rua, entre um partido e outro, daí que nós vamos aconselhar que prioridade é daquele que submeteu primeiro a nós a sua agenda. Ou diremos que hoje, ele vai passar e amanhã acompanhamos a si para igualmente passar na mesma rua”, explicou Rafael.

Na ocasião, o cabeça-de-lista Renamo pela cidade de Chimoio, Manuel Macocove, disse entender o alcance da medida, que acredita não ser nova, denunciando que no terreno, a Polícia têm estado a dar tratamento desigual aos partidos.

Para a Frelimo e MDM, a iniciativa é bem-vinda e prometem seguir o apelo da Polícia.

Arlindo Ngozo, cabeça-de-lista da Frelimo para o município de Gondola, disse na ocasião que o seu partido irá fornecer a sua agenda atempadamente, para garantir que os trabalhos de campanha eleitoral decorram sem sobressaltos e livre de escaramuças.

Em Manica, Bernardino Rafael trabalhou nos distritos de Gondola e Chimoio, onde prometeu entregar viaturas e motorizadas, meios circulantes que vão ajudar a Polícia a trabalhar no combate cerrado à criminalidade.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique