Comunidade moçambicana na Etiópia surpreende Nyusi com jantar pelos seus 60 anos

Comunidade moçambicana na Etiópia surpreende Nyusi com jantar pelos seus 60 anos

No Sábado passado o Presidente da República, Filipe Nyusi, completou 60 anos de vida. Em Addis Abeba, a comunidade moçambicana e a embaixada prepararam um jantar surpresa. Ao Chefe de Estado foi informado que seria o habitual encontro com a comunidade, mas chegado ao local afinal era um jantar em sua homenagem e com convidados de peso, os Presidentes do Quênia, Uhuru Kenyatta, do Botswana, Mokgoetsi Masisi e do Ruanda que também exercia até então a presidência da União Africana.

Na ocasião Filipe Nyusi cortou bolo com crianças residentes na Etiópia em representação de todas as crianças moçambicanas. Na ocasião disse aos presentes que preferiu assim proceder para reafirmar o seu compromisso em criar condições para que as crianças moçambicanas possam crescer num ambiente são e que lhes proporcione um ambiente que lhes permita tornarem-se em grandes líderes no futuro e contribuam para o desenvolvimento do país. Informou aos presentes que por ocasião do seu aniversário respondeu a 60 perguntas feitas pelas crianças e alguns adultos sobre sua vida particular, numa iniciativa conjunta com o Grupo Soico.

O Chefe de Estado disse ainda que a sua ida a Addis Abeba em parte era uma forma de evitar que fossem organizadas festas pelo seu aniversário mas não escapou a uma surpresa na manhã de sábado organizada pelo Conselho de Ministros e a que foi organizada naquela noite. Revelou ainda que um dos seus filhos questionou-o porque não ficava em casa e celebrar o seu aniversário, mas disse ter respondido que enquanto gestor e governante nunca deu folga a nenhum dos seus colaboradores para celebrar aniversário daí que não seria ele a tirar folga para tal. Pelo que a única coisa que restava em ir trabalhar para o bem do país e do povo moçambicano.

Agradeceu ainda a presença dos Chefes de Estado acima citados classificou como demonstração de amizade sincera para com ele e com Moçambique no geral “são referência como pessoas mas também do trabalho que fazem nos vossos países e isso interessa mim e para o povo para o qual trabalho” disse acrescentando ainda que tem estado a contar com o apoio e aconselhamento dos Presidentes presentes no cumprimento do seu mandato e por isso agradeceu o apoio.

Paul Kagame, Presidente do Ruanda disse que apesar de conhecer muitos moçambicanos desde finais da década 70 aquando da sua formação militar, conhece o Presidente Nyusi há pouco tempo mas o suficiente para nutrir uma profunda admiração, respeito e amizade por isso disse que  “nem questionei, disse a pessoa que me enviou a mensagem mesmo com a agenda carregada vou arranjar espaço no meio das reuniões nem que seja por cinco minutos. Posso pessoalmente dar o meu testemunho do quão simples, honesto e muita humildade que o presidente tem sido” disse.

Já Uhuru Kenyatta, Presidente do Quênia reafirmou a sua amizade com o presidente moçambicano e como mais velho está aberto a ouvir os seus conselhos para continuar a melhor servir o povo queniano. E reafirmou as palavras do presidente ruandês para caracterizar a amizade que tem vindo a construir com Filipe Nyusi “desde a primeira vez que reunimos, ficamos bons amigos, que até parece que nos conhecemos há anos. Partilhamos a mesma visão sobre os nossos países e sobre o nosso continente” explicou.

O Presidente do Botswana diz ter conhecido o Presidente Nyusi antes de ser eleito numa cerimónia que aconteceu na sede do partido no poder no seu país. Voltaram a se encontrar em Maputo quando foi representar o então Presidente do Botswana na cerimónia de tomada de posse do Presidente Nyusi a 15 de Janeiro de 2015. Diz que já nessa altura ficou impressionado com a sua inteligência ”familiarizámo-nos de forma ocasional, quando ele ia ser presidente. E ficamos impressionados ao ver um jovem preocupado com o trabalho, com sorriso e amigável e dissemos sim temos amigo neste novo líder da Frelimo” contou Masisi que já visitou Moçambique três vezes enquanto Chefe de Estado e em menos de um ano, a última das quais foi no mês de Janeiro quando foi passar férias numa das praias da Província de Maputo.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique