Concluídas obras de reabilitação de emergência na ponte Maputo-KaTembe

Concluídas obras de reabilitação de emergência na ponte Maputo-KaTembe

O Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) anunciou, esta quinta-feira, a conclusão das obras de reparação de emergência da ponte-cais na travessia de Maputo para Katembe, permitindo deste modo, a normalização da transitabilidade de pessoas e bens.

Desde o passado dia 10 de Setembro que a transitabilidade de pessoas e viaturas era feita do lado do porto de Maputo, devido às más condições que a ponte-cais apresentava. desde hoje, a travessia está normalizada, nos moldes que vinha acontecendo nos últimos meses.

“Está integralmente reposta, desde esta manhã (4 de Outubro), a transitabilidade de pessoas e viaturas até um peso máximo de oito toneladas, na travessia Maputo/ Katembe”, refere um comunicado a que tivemos acesso.

O MTC garante que a travessia “vai decorrer em segurança” e deixa uma exortação “a todos os utentes para seguirem, rigorosamente, as medidas emanadas pelo Instituto Nacional da Marinha, Autoridade Marítima Nacional, que monitora permanentemente a segurança do transporte marítimo no país”.

Segundo a nota, os trabalhos de emergência, concluídos na quarta-feira, consistiram na reparação completa do pontão flutuante e intervenções focalizadas nas zonas mais críticas da estrutura metálica da ponte móvel que perigavam a segurança dos utentes.

“No essencial, foi feito o reforço da estrutura metálica, acção que implicou a substituição de algumas vigas e parte significativa das longarinas intermédias da ponte móvel, bem assim o reforço estrutural em algumas zonas dos passadiços da ponte”.

“Ainda no âmbito das obras de reparação de emergência, uma área significativa do madeiramento que compõe o piso da ponte e passadiços teve que ser substituída, por conta do nível de desgaste em que o mesmo se encontrava”, conclui a nota.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique