Controlo no uso do celular e das redes sociais pode combater “fake news”

Controlo no uso do celular e das redes sociais pode combater “fake news”

Controlar o uso do telemóvel e das redes sociais pode ajudar no combate às falsas notícias. A posição foi defendida ontem na conferência sobre o combate às chamadas fake news.

Nos últimos tempos, as fake news ou, simplesmente, falsas notícias, têm vindo a ganhar espaço na sociedade moçambicana e no mundo inteiro, devido à expansão da internet e ao crescente uso das redes sociais.

Preocupado com o fenómeno que já atingiu os órgãos de comunicação social, a Agência Portuguesa de Notícias, Lusa, está a organizar palestras para discutir formas de detectar e combater as fake news.  

Na conferência que decorreu, esta quarta-feira, em Maputo, os oradores defenderam o controlo no uso de telemóveis como uma das formas de combater a propagação das falsas notícias.  

Para a directora de Informação da Agência Lusa, a solução para o problema passa, igualmente, por restringir o uso das redes sociais, tidos como principais veículos das falsas notícias.

O debate foi organizado pela Agência Lusa, em parceria com o SAVANA, o primeiro semanário independente que este ano completou 25 anos.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique