Coreias reúnem-se pela primeira vez desde 2015

Coreias reúnem-se pela primeira vez desde 2015

Altos representantes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte retomaram hoje o diálogo, com a primeira reunião, em mais de dois anos, centrada em facilitar a participação de Pyongyang nos Jogos Olímpicos de Inverno, escreve o Notícias ao Minuto.

O encontro figura como o primeiro de alto nível entre as duas Coreias desde Dezembro de 2015. Durante a reunião, Pyongyang propôs enviar uma delegação de alto nível aos Jogos Olímpicos de Inverno.

Segundo o ministro sul-coreano, Chun Hae-Sung, além de representantes do regime, a Coreia do Norte vai também enviar atletas, bem como apoiantes, jornalistas e uma equipa de taekwondo para realizar exibições durante o evento.

A participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno que arrancam em 09 de Fevereiro poderia aliviar a tensão na península, depois de 2017 se ter assistido ao lançamento de três ensaios nucleares e de múltiplos mísseis balísticos por parte da Coreia do Norte, e à retórica bélica do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem trocado insultos pessoais e ameaças de guerra com Kim Jong-un.

A reunião decorre em Panmunjom, aldeia fronteiriça onde foi assinado o armistício da Guerra da Coreia (1950-53).

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique