Corpo de Mugabe já está em Harare

Corpo de Mugabe já está em Harare

O corpo do ex-Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, falecido na passada sexta-feira, em Singapura, chegou hoje ao início da tarde à capital Harare, no Zimbabwe, onde será enterrado no próximo domingo.

A urna contendo os restos mortais de Mugabe foi recebida com honras militares pelo actual chefe de Estado, Emmerson Mnangagwa, que esteve junto com veteranos da ZANU-FP, membros do governo e Grace Mugabe, a viúva do ex-presidente que esteve na tribuna de honra.

A urna, coberta com a bandeira do Zimbabwe, seguiu do aeroporto para a residência "Teto Azul", onde decorrerá a primeira homenagem pública, tendo percorrido as ruas sob olhar de milhares de pessoas que esperavam a chegada do corpo do ex-Presidente.

Segundo a ministra da Informação, Monica Mutsvangwa, o caixão deverá ser transferido, amanhã, para o estádio Rufaro, nos arredores de Harare, para "permitir que todo o país renda homenagem ao herói da guerra de libertação".

Ainda amanhã, o corpo deverá ser levado para a localidade de Zvimba, cerca de 100 quilómetros de Harare, onde o ex-Presidente tem uma casa.

As cerimónias fúnebres oficiais decorrerão na manhã de sábado no estádio nacional de Harare, que tem capacidade para 60 mil pessoas. São esperados para as cerimónias o Presidente chinês Xi Jinping, o ex-Presidente Cubano Raul Castro, e os Presidentes da África do Sul, Cyril Ramaphosa, da Nigéria, Mohammadu Buhari, e da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi.

Devido ao seu estatuto de "herói nacional", Robert Mugabe deveria ser sepultado no "Campo dos Heróis Nacionais", em Harare, mas a família e os chefes tradicionais têm-se oposto, alegando que o antigo chefe de Estado manifestou vontade de ser enterrado em Zvimba.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique