COVID-19: Manica introduz regime de turnos para funcionários

COVID-19: Manica introduz regime de turnos para funcionários

Na província de Manica, funcionários e agentes do Estado passam a trabalhar em regime de turno a partir desta sexta-feira. A medida surge na sequência do distanciamento social que tem em vista, evitar a propagação do coronavírus.

É que uma das medidas de prevenção do coronavírus é manter a distância de um metro entre as pessoas. Para que a mesma seja efectivada no sector público, onde muitas vezes num gabinete encontram-se um considerável número de funcionários a atenderem utentes que eventualmente possam estar infectados, entende o Estado que deve reduzir-se o número, introduzindo-se o sistema de turnos.

Numa primeira fase, a medida deverá ser observada ao nível das direcções provinciais, segundo avançou Edson Macuácua, Secretário de Estado em Manica.

“Os nossos compartimentos de algumas direcções provinciais, pela sua configuração, não estão preparados para uma situação de um funcionamento normal de instituições com observância de distanciamento de um metro entre funcionários de diferentes repartições e departamentos”, disse Macuácua, avançando que “a medida que vamos avançar é trabalhar em turnos, para evitar que num compartimento não tenhamos muitos funcionários, em observância da distância de um metro”.

A informação foi tornada pública a margem da criação esta quinta de uma equipa multissectorial que ao nível da província de Manica encarregar-se à de tratar sobre assuntos relacionados com o COVID-19.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique