Cremildo Bahule lança novo livro na cidade de Maputo

Cremildo Bahule lança novo livro na cidade de Maputo

“Kudumba – uma plataforma de preservação da língua”, da autoria de Cremildo Bahule, é o título do livro que será lançado no dia 09, no Camões – Centro Cultural Português, a partir das 18h. A apresentação do livro caberá ao Filósofo e Professor Dionísio Bahule.

No novo livro, Cremildo Bahule inspirou–se no grupo musical Ghorwane, este que vanguarda as proezas de Moçambique. De acordo com o comunicado da Kuzhula Editora, tal inspiração tem razão de ser porque na música moçambicana, “dentre vários talentos, Ghorwane faz parte desta ventana harmónica que avigora a nossa identidade artística e nos encoraja a pensar como nação. Como um grupo musical, Ghorwane consegue agarrar em seus acordes as nossas condolências e as nossas alegrias e, numa particularidade extraordinária, transforma o contraproducente em assertório: atitude que qualifica o moçambicano mesmo nos ápices da dor”.

Mais adiante na mesma nota sobre o lançamento do novo livro de Bahule, a Kuzhula adianta que “para Ghorwane, cantar pobreza, fome ou guerra é um momento para encontrar milagres e sorrisos, porque a sua sonoridade nos aproxima aos milagres musicais. Todas estas subtilezas, e outras, são encontradas na segunda obra discográfica da banda: Kudumba”.

Portanto, usando a obra discográfica de Ghorwane, como seu objecto de estudo, Cremildo Bahule ouviu as músicas, dançou, indagou e, materializando a sua crença, compôs o ensaio: “Kudumba – uma plataforma de preservação da língua”.

Para o autor, avança a nota, “’Kudumba’ é o disco arco-íris de Ghorwane. Bahule, como o disco Kudumba, faz um perfazimento incomum e inusitado na história da música moçambicana e um raciocínio audacioso no campo da Sociolinguística e da Etnomusicologia. O autor apresenta uma conclusão intrigante e propositada pois, segundo sua justificação, embora sejam entes doutos e autónomas, a música e a língua cruzam-se numa tipicidade necessária quando o móbil é obrar uma identidade musical moçambicana”.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique