Crianças "pintam" 100 anos de Nelson Mandela

Crianças

A Fundação UP, em parceria com o artista plástico Naguib Abdula, celebraram, esta quarta-feira, o centenário de Nelson Mandela com um momento de pintura que envolveu cerca de 100 crianças vindas de diferentes escolas da cidade de Maputo.

Mandela 100 anos…Nelson Mandela vive em nós…Nelson Mandela é amor…essas são algumas das mensagens que, acompanhadas de cores vivas, quentes, frias e até mortas, dominavam os quadros que os petizes pintaram em homenagem ao ícone da luta contra o apartheid na África do Sul. Não era para menos. Se Mandela estivesse vivo completaria, hoje, 100 anos de idade.

Segundo a gestora de programas da Fundação UP, Teresa Jonas, as pinturas inserem-se nas celebrações dos 100 anos de Nelson Mandela e decidiu envolver as crianças na pintura porque é um lugar onde elas podem expressar os seus sentimentos em relação à figura de Mandela.

"Decidimos envolver as crianças na pintura porque é arte. É um lugar onde elas podem extravasar, estar a vontade e, também, debater e refletir sobre o legado de Mandela que é de paz, amor, reconciliação, proximidade ao outro e direitos humanos", explicou a gestora de programas da Fundação UP, Teresa Jonas.

Já para o artista plástico Naguib Abdula, parceiro da iniciativa, disse que a escolha das crianças como forma de homenagear o ícone da luta contra o apartheid justifica se pelo facto de Mandela ter levado a cabo a luta que levou, justamente, para defender o futuro que são as crianças. "Mandela era uma pessoa que amava as crianças. Aliás, a luta de Nelson Mandela foi sempre para um futuro e o futuro são as nossas crianças, então, a melhor homenagem que achamos que podíamos ter feito foi, exactamente, pintar os 100 anos de Mandela com as crianças", referiu Naguib Abdula.

Por seu turno, as crianças mostraram ter conhecimento dos motivos que lhes leva a pintar o centenário do Nelson Mandela. Achad Chirindza, aluno da Escola Primária 04 de Outubro, disse que com a pintura de quadros aprendeu que Nelson Mandela lutou contra o racismo e Tifa Matsinhe aluna da mesma escola acrescenta: "Aprendi que ele respeitava todas as pessoas, fazia tudo por nós e ele lutava por todos negros".

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu a 18 de Julho de 1918 em Mvezo, uma pequena vila no Distrito de O. R Tambo, África do Sul. Em 1993 foi vencedor do Prémio Nobel da Paz e em 1994 tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique