Dans'Artes apresenta espectáculo

Dans'Artes apresenta espectáculo

A Vila Artística Dans'Artes realiza, no próximo dia 6 de Maio, no Teatro Gilberto Mendes, em Maputo, a partir das 15 horas, o espectáculo intitulado "Inteligências, Artes e EducArte".

O espectáculo será protagonizado por cerca de 70 alunos de Maputo e Matola – com idades compreendidas entre os 3 e 17 anos - dos quais mais de metade são bolseiros da Vila Artística Dans'Artes. O programa insere-se no âmbito dos planos de formação visualizados aquando da criação do projecto Dans’Artes. Um leque de disciplinas compreende esta formação infanto-juvenil: dança com técnicas de danças moçambicanas, ballet, hip-hop, valsa e afrobeat.

O espectáculo acentua o trabalho criativo e do imaginário das crianças, como forma de contribuir para o desenvolvimento de inteligências, tais como corporal, cinestésica ou motora, espacial e rítmica musical.  

No dia do espectáculo, a organização irá, igualmente, apresentar ao público um desfile de moda africana para crianças, com a participação de cerca de 16 alunos(as) da Dans'Artes Escola de Artes, pela ocasião do dia da Criança Africana, que se celebra do dia 16 de Junho, como forma de expor mais um trabalho de criação da Marilena Dance Shop. Além disso, “iremos igualmente premiar textos de crianças que terão participado ao concurso de poemas para a composição de músicas - que irão constar do primeiro álbum de música infantil, da Dansartes, a ter lugar no final do corrente ano, na Vila Artística Dansartes”, avança a organização no comunicado de imprensa.

Por outro lado, a Marilena Dance Shop, uma das criações da Vila Artística Dans’Artes, implementada pela coreógrafa e bailarina Maria Helena Pinto, expõe, no dia 10 de Maio, das 18h30 às 19Hh0, na Fundação Fernando Leite Couto, em Maputo, três linhas de trajes de capulana da colecção "Inspiração Feminina e Espectáculo".

O evento aberto ao público tem como mote a exibição de uma série de trajes femininos à moda africana, que serão usadas por sete modelos convidadas pela Dans’Artes Escola de Artes e desempenharão o papel de modelos. O momento inclui uma performance de dança Xigubo, poema, com acompanhamento musical, um número de circo, exibição de vídeos sobre a vida e obra da Dans’Artes e da Marilena e uma exposição de peças de roupa sensual inaugurada no passado dia 10 de Fevereiro.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique