Depressão tropical segue em direcção à Niassa e Cabo Delgado

Depressão tropical segue em direcção à Niassa e Cabo Delgado

O Instituto Nacional de Metereologia  (INAM) alerta que a depressão tropical que afectou alguns distritos de Nampula segue em direcção à província do Niassa, onde será registada precipitação na ordem dos 100 a 200 milímetros. 

"Neste momento, o sistema está no interior dos distritos de Nampula e isso vai-se manter todo dia de hoje, progredindo e a direcção que irá tomar é a província do Niassa.  Mas não se descarta a possibilidade de trazer chuvas para o norte da província da Zambézia. A província do Niassa vai ter chuvas fortes", alertou Acácio Tembe.

O INAM diz ainda que  a  província de Cabo Delgado,  no norte,  pode  ser afectada  pelo sistema que, em Nampula, evoluiu até o estágio de depressão tropical.

"Sabemos que, neste momento, a região de Cabo Delgado está a sofrer influência da zona de convergência tropical e, com este fenómeno, vai intensificar a zona de convergência o que vai trazer muita precipitação. Esta chuva vem acompanhada por  descargas atmosféricas e ventos com rajadas fortes".

O INAM apelou às pessoas a ficarem dentro das duas casas com as janelas fechadas, assim como a quem tiver electrodomésticos a manter desligados para "evitar problemas".

"É preciso evitar andar em locais abertos, nas estradas, porque temos muitos postes tombados  e arvores caídas. Isso pode trazer problemas por causa do efeito da energia eléctrica".

INGC assiste afectados

No âmbito da pronta resposta à calamidades naturais, o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades procedeu, hoje, na Ilha de Moçambique, à entrega de diverso material às pessoas afectadas pela passagem da depressão tropical.

Trata-se de kits de abrigo, em número de 70, para uma família cada, 50  rolos plásticos para  famílias com oito pessoas, 30 lager para latrinas e cinco caixas de roupa.

Por outro lado, o INGC assegurou que estão à caminho três toneladas de arroz, 300 quilos de feijão e quantidade não especificada de sal, açúcar e óleo.

O INGC reuniu-se hoje para fazer um balanço geral, sendo que amanhã irá avançar mais dados actualizados.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique