Deputados exigem solução justa para diferendo no “Nwankakana”

Deputados exigem solução justa para diferendo no “Nwankakana”

A Comissão da Agricultura, Economia e Ambiente (CAEA) da Assembleia da República encorajou, esta terça-feira, a direcção da Empresa Maputo Sul a prosseguir com o diálogo em curso com os vendedores do mercado 16 de Junho, vulgo “Nwankakana”, com vista a encontrar-se soluções justas para a continuação do projecto de construção da estrada que liga a avenida 24 de Julho e a ponte Maputo-Katembe, cujas obras estão paralisadas há cinco meses.

Este apelo foi feito durante uma audição parlamentar que a CAEA manteve com o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da empresa Maputo Sul, Silva Magaia, com o objectivo colher informações sobre os progressos na obra e os constrangimentos encontrados no processo de reassentamento.

De acordo com o presidente da CAEA, Francisco Mucanheia, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre a Empresa Maputo Sul e os vendedores do mercado “Nwankakana”, para que o diferendo que os opõe seja ultrapassado e se avance com o projecto.

“É preciso sensibilizar as pessoas para a consciência patriótica, uma vez que a conclusão destas obras contribuirá para o desenvolvimento económico do país e conferirá um prestígio a Moçambique a nível internacional”, disse o presidente da CAEA, tendo encorajado a Empresa Maputo Sul a prosseguir com as negociações em curso de modo a que “encontre soluções para compensações justas”.

Segundo o presidente da CAEA, os deputados membros desta comissão de especialidade da Assembleia da República estão abertos para dar o seu contributo para que o impasse nas negociações seja ultrapassado. “Nesta obra, já foram vencidos vários obstáculos inerentes a indemnizações e respectivos reassentamentos. Cremos que este também será vencido com o diálogo”, sublinhou Mucanheia.

A Empresa Maputo Sul informou que as obras, no seu todo, estão a 85 por cento de execução, tendo sido paralisadas na parte norte da ponte Maputo-Katembe, por causa das divergências com vendedores do mercado 16 de Junho.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique