Descobertos 25 mil novos casos de cancro no país em 2018

Descobertos 25 mil novos casos de cancro no país em 2018

Pelo menos 25 mil novos casos de cancro foram descobertos em 2018 no país. O Sarcoma de Kaposi é o mais frequente e a província de Maputo é a que regista maior número de casos. Os dados foram divulgados hoje pelo Ministério da Saúde, que apela que se faça o rastreio e a prevenção de todos os tipos de cancro.

Fevereiro é mundialmente conhecido como o mês de luta contra o cancro. Afinal é neste mês que se assinala o dia mundial da luta contra o cancro e o dia internacional da criança com cancro. Foi neste âmbito que o Ministério da Saúde convocou uma conferência de imprensa, onde partilhou dados sobre a situação actual do cancro no país.

E o cancro do colo do útero, que ocorre só em mulheres é o que mais mata. A principal causa é a infecção pelo vírus papiloma Humano transmitido através de relações sexuais.

Prevenir e descobrir cedo a doença são as melhores ferramentas para o seu combate, daí que especialistas recomendam para que se evite a exposição aos factores de risco, tais como o álcool.

Palestras, campanhas de cirurgias feitas por especialistas nacionais, dos Estados Unidos e do Brasil, sensibilização em locais com aglomerados são algumas das actividades que vão marcar o mês da luta contra o cancro no país. Ainda este trimestre, será introduzido o serviço de radioterapia no Hospital Central de Maputo.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique