Desmitificar o cancro de mama através da fotografia

Desmitificar o cancro de mama através da fotografia

Trata-se dum conjunto de fotografias que, a preto e branco, narram a luta duma mulher que travou e continua travando um dos males que cresce a cada dia: cancro de mama.

“Delaila – um ensaio sobre vencer a luta contra o cancro de mama” é uma mostra de fotografia que foi inaugurada a dias no Auditório do Edifício – Sede do BCI. Trata-se de um conjunto de fotografias que mostram os obstáculos, os pedaços de esperança percorridos por uma mulher de 43 anos que tem cancro de mama, a Delaila Tajú.

Vladimir de Sousa, fotógrafo, que durante dias acompanhou de perto e fotografou cada passo de Delaila na árdua luta contra o cancro considerou a exposição como sendo um pretexto para incentivar as mulheres e os homens a fazer o exame de cancro de mama precocemente. “O diagnóstico e o tratamento tardio de cancro de mama faz muita diferença. A exposição é também mostra duma mulher que decidiu revelar o seu rosto e o processo diário de viver com o cancro de mama”.

As fotografias que compõem a exposição constitui uma viagem, dolorosa, durante nove meses de uma mulher que luta contra o cancro de mama. São fotografias que procuram contar histórias de várias mulheres a partir do corpo de Delaila. As fases do tumor que se desenvolve nas células do tecido mamário são reconhecíveis em cada fotografia, a preto e branco.

O fotógrafo reafirmou que durante esse processo todo teve de se envolver como artista assim como ser humano “aprendi muito durante este processo todo e acordei e espero que a sociedade acorde, também, nessa exposição”. O evento da inauguração dessa exposição contou com diversas actividades paralelas: projecção de depoimentos de mulheres que venceram o cancro de mama, palestras sobre cancro de mama movidas por especialistas e pequena feira montada pela ALCC (Associação da Luta Contra o Cancro de Mama).

Vladimir de Sousa nasceu em Junho de 1977, Maputo. Destaca-se no campo da fotografia pelo estilo documental. Esta constitui a sua primeira exposição. “Delaila – um ensaio sobre vencer a luta contra o cancro de mama” é composta por vinte fotografias selecionadas num universo de mais de duzentos registos fotográficos.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique