Dívida pública: Governo pagou 7.7 biliões de meticais no 1º trimestre

Dívida pública: Governo pagou 7.7 biliões de meticais no 1º trimestre

O serviço da dívida pública moçambicana aumentou em 55,6%, no primeiro trimestre de 2020, comparativamente aos primeiros três meses do ano passado.

Entre Janeiro e Março deste ano, o Governo pagou cerca de 7.7 biliões de meticais em amortização dos empréstimos externos e internos, contra 4.7 biliões de meticais pagos no igual período de 2019.

Dos encargos totais da dívida, 3.9 biliões de meticais foram absorvidos pelos credores externos e 3.7 biliões de meticais referentes a obrigações internas, que incluem o financiamento bancário, Obrigações do Tesouro, reestruturação e consolidação do tecido empresarial do Estado.

“Relativamente a amortização da dívida interna, para além do montante referente ao pagamento das Obrigações de Tesouro e do financiamento bancário, foi ainda desembolsado o montante de 496.2 milhões de meticais referentes ao pagamento das dívidas dos anos anteriores com fornecedores de bens e serviços no âmbito da reestruturação e consolidação fiscal”, indica o Ministério da Economia e Finanças, no seu relatório de execução orçamental referente ao primeiro trimestre de 2020.

O stock da dívida interna no período em análise atingiu o montante de mais de 170 mil milhões de meticais.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique