D’Manyissa finalista no concurso musical na Inglaterra

D’Manyissa finalista no concurso musical na Inglaterra

O compositor e intérprete moçambicano D’Manyissa, nome artístico de Demócrito Manyissa, foi um dos finalistas na edição 2017 do concurso de composições musicais da Inglaterra denominado Uk Songwriting Contest. D’Manyissa é único africano a chegar na fase final deste certame de âmbito internacional, onde participam compositores de vários quadrantes do mundo, independentemente do seu estilo musical.

A lista dos finalistas foi divulgada no dia 25 de Dezembro, no website do UK Songwriting Contest. Na página do concurso está patente o nome de cada finalista por categoria, Pop, R&B, Rock, Instrumental, Jazz, entre outros estilos. Os certificados de participação, por sua vez, são disponibilizados no respectivo website, disponíveis para download pelo próprio finalista.

D’Manyissa concorreu com a música “Timbila – Património Mundial”, na categoria World Music, com a participação de Celso Paco, seu convidado especial, músico moçambicano radicado na Suécia, país em que será produzido em breve o vídeo-clip da respectiva música. Paco eternizou na música os seus dotes de multi-instrumentista ao executar a bateria, percussão, udo e timbila. A música é mesmo uma homenagem a este instrumento que foi proclamado património oral e imaterial da humanidade pela UNESCO.

Além da prestação de Celso Paco, participam da música outros instrumentistas de luxo: António “Dodó” Milisse, na guitarra, Orlando Venhereque, no saxofone, e o recém-falecido Filipinho, no baixo. Ao D’Manyissa, mentor da obra, coube os arranjos (juntamente com Celso Paco, Dodó, Filipinho e Orlando Venhereque) e comandou a produção. A música foi gravada em Moçambique, na Zep Estúdios, por isso a satisfação do artista que se vê projectado pelo mundo, pois só chega à final 1% do vasto universo de participantes. Para o artista, neste momento, resta-lhe um sentimento de gratidão ao Celso Paco, que aceitou ser o seu convidado especial e a todos os outros músicos envolvidos.

Trata-se de uma música que se vai juntar a outras 14 e compor o seu primeiro projecto discográfico “D’Manyissa Instrumental - Volume 1”. E porque são mesmo instrumentais, descontando três faixas em que o autor aventura-se pelas performances vocais, conta com executores de vários instrumentos: Orlando Venhereque (Flauta), Júlio Sigaúque e Allou April (guitarra), Ivan Mazuze (Saxofone alto e soprano), Banda Macozomi e Hélder Gonzaga (Baixo), Lwanda Gogwana (Trompete), Seredeal “Shaggy” Scheepers (Teclados), Galina Juritz (Violino) e Kika Materula (Oboé). Neste álbum, Celso Paco, como se pagasse pelo seu dom, não podia ficar de fora. O artista que respira ares europeus foi convidado a fazer a performance de vários instrumentos do seu domínio. O álbum está totalmente gravado, faltando apenas apoio para a fase da mistura, masterização e a sua replicação. Até ao momento contou com apoio da EDM, CFM e South African Airways (SAA), para a sua gravação.

Não é a primeira vez que D’Manyissa participa deste concurso. Esta foi a sua terceira viagem. Tudo começa em 2015 com a música “Conta comigo”, uma composição interpretada pela cantora brasileira, Bárbara Silva, formada em música pelo Berklee College of Music nos Estados Unidos de América. Esta música, para a dupla satisfação do artista, foi finalista em duas categorias: Jazz/Blues e naquilo que o certamente considera Open Category (categoria aberta). No ano seguinte, em 2016, D’Manyissa regressa ao concurso já com “Força Interior”, música que conta com os sopros de flauta de Orlando Venhereque, para ser finalista na categoria Jazz/Blues.

O júri do concurso é constituído por profissionais renomados da indústria da música, entre eles compositores, arranjistas e produtores. Eles têm na bagagem trabalhos com artistas de renome mundial como Mary J. Blige, Tina Turner, Diana Ross, Chaka Khan, Robyn Williams, Cher, entre outros. Alguns inclusive já compuseram músicas para trilhas sonoras e outros projectos distantes da música.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique