Dois duelos de gigantes agitam disputa da quinta jornada do Moçambola 2019

Dois duelos de gigantes agitam disputa da quinta jornada do Moçambola 2019

São dois jogos de grande interesse para os amantes do futebol moçambicano e ambos a realizarem-se em Maputo, hoje, sexta-feira, e domingo, que vão mudar muita coisa na tabela classificativa, em função dos resultados que tivermos, sem contar com tremedeiras nos bancos técnicos, em casos de resultados negativos.

FESTA DO FUTEBOL NO ENZ HOJE

A jornada cinco começa a ser jogada já na noite de hoje, sexta-feira, com um escaldante Desportivo Maputo vs Ferroviário de Maputo. Trata-se de um embate que vai, certamente, levar muita gente ao Estádio Nacional do Zimpeto, quando forem 18H00, ou mesmo paralisar muitos telespectadores para acompanhar as peripécias do jogo na Stv Notícias. É que estas duas equipas, sempre que se encontram, protagonizam grandes jogos nas quatro linhas e, este não será, com certeza, excepção.

Aliás, o facto de, por um lado estar Artur Semedo, técnico reconhecidamente mediático e que sempre vem com justificação a cada resultado da sua equipa, e do outro, Daúdo Razaque, técnico contestado pela massa associativa dos "locomotivas" da capital do país. Pese embora os dois técnicos assumam o desejo de vencer e apagar a má imagem deste início do Moçambola, a bola, dentro das quatro linhas, vai indicar o grande vencedor.

Alias, nos últimos nove anos, as duas equipas cruzaram-se por 12 ocasiões, tendo os "locomotivas" vencido seis jogos contra três dos "alvinegros", para além de três empates entre ambos. Mas na retina fica a última vitória do Desportivo, em 2016, antes da descida para a segunda divisão, a tangente, no Estádio da Machava.

LD MAPUTO E UD SONGO COM FORÇAS CRUZADAS

Outro jogo de destaque da quinta jornada terá lugar no domingo, envolvendo a Liga Desportiva de Maputo e a União Desportiva de Songo. As duas equipas tem um historial diferente neste início do campeonato, com os "hidroeléctricos" a somarem três vitórias e uma derrota, contra uma vitória, uma derrota e dois empates da Liga Desportiva de Maputo. E neste jogo, Infren e Telinho vão cruzar caminhos da anterior equipa, com ambições de mostrar o que terá ficada para trás e o que vem pela frente. Dai perspectiva-se um embate de grande nível, em Maputo.

Já em Nacala há derby local, entre o Ferroviário e o Desportivo. Agora, com a nova relva sintéctica, as pedras poderão ser difíceis de encontrar para contestar o que quer que seja. Afinal estas duas tem histórico de embate dentro e fora das quatro linhas, devido a sua rivalidade.
Mas certamente que a Liga Moçambicana de Futebol estará atenta a este jogo, que poderá ditar alterações na tabela classificativa. Os "alvinegros" são quartos, com sete pontos, mais um ponto que os "locomotivas".

Ainda no norte, o Baía de Pemba, que já prometeu que em casa mandam eles, terá pela frente outro aflito, o Têxtil de Púnguè. Um embate entre duas equipas que procuram a fuga à última posição, já que estão separadas por apenas dois pontos. Aliás, Carlos Manuel, um técnico mais experiente tem a responsabilidade de ter o controlo do jogo e procurar a vitória.

LIDERANÇA EM LUTA TAMBÉM EM XINAVANE

No norte da cidade de Maputo, mais concretamente no distrito de Xinavane, o Incomáti está a espera do Costa do Sol. Depois de "despachar" os Ferroviários da Beira e de Maputo, os "açucareiros" esperam os agora líderes, os "canarinhos", com a liderança em disputa. É que as duas equipas já estiveram no topo da tabela classificativa e uma vitória de cada um deles, aliado a uma derrota da União Desportiva de Songo, em Maputo, pode definir um outro líder, ou cimentar a liderança de quem já é líder.

No Chiveve também há jogo grande! Grande pelos intervenientes dentro das quatro linhas, tendo em conta que o Ferroviário da Beira tem a base dos anos anteriores, com destaque para os que já experimentaram as competições internacionais, o mesmo acontece com a ENH de Vilankulo, equipa que mais se reforçou nesta temporada, inclusive com dois jogadores dos "locomotivas" de Chiveve, nomeadamente Soarito e Nelito, que foram esteio da equipa beirense. Por isso, um embate com o favoritismo a pender para o lado dos "locomotivas" do Chiveve, mas com os "hidrocarbonetos" a terem uma palavra a dizer no final da partida.

Maxaquene e Clube de Chibuto é o empate de sábado, com transmissão em directo na Stv Notícias e que vai ser de caráter importância para a turma de Maputo, que está na zona da despromoção e, com novo treinador, vai querer se mostrar aos seus adeptos com uma vitória. Aliás, os "tricolores" ainda não perderam em sua casa e querem continuar com a mesma tendência.

Textáfrica de Chimoio e Ferroviário de Nampula é o último jogo desta quinta jornada, com os "locomotivas" em melhores condições de ultrapassar seu adversário na tabela classificativa.

Além dos embates entre equipas há ainda o embate dos melhores marcadores. Lau King, da UD Songo, Chawa e Eva Nga, ambos do Costa do Sol, com quatro golos, querem se distanciar e não permitir a aproximação de Jafete, do Incomáti, que segue com três golos.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique