Dominguez desdramatiza última ausência e aposta na coesão do grupo

Dominguez desdramatiza última ausência e aposta na coesão do grupo

Os Mambas cumpriram, hoje, duas sessões de treinos, tendo em conta o jogo de domingo, diante do Quénia, inserido na Data-FIFA, e de carácter amigável. Na sessão matinal só Reinildo esteve ausente, mas que se juntou já de tarde. Os trabalhos de hoje contaram com a integração de Sataca Jr., jogador do Desportivo Maputo que foi chamado para o lugar do lesionado Cremildo.

Na sessão matinal dos trabalhos dos Mambas, hoje, quarta-feira, dois jogadores estiveram na sala de imprensa do Estádio Nacional do Zimpeto, tal como habitual, para falar a comunicação social.

Dominguez foi um deles, que falou do seu regresso aos convocados, depois de ter ficado de fora na eliminatória diante das Maurícias, qualificativo à fase de grupos de apuramento ao mundial 2022. O capitão dos Mambas disse, na ocasião, que encarrou a situação com naturalidade, tendo em conta que tem sido normal mesmo na sua equipa não ser convocado.

Aliás, Dominguez diz mesmo que a sua ausência não faz o mundo parar, numa alusão ao facto de mesmo não tendo estado a selecção nacional ter alcançado o objectivo de garantir a qualificação a fase de grupos. Ademais, o internacional moçambicano ao serviço do Bidvest Wits da África do Sul, disse estar apto a dar seu contributo à selecção nacional, por forma a alcançar um bom resultado em Nairobi, afinal “quanto mais o grupo se encontra mais coesa ela fica. Essa é a importância deste jogo, porque o grupo fica mais coeso”, para os jogos mais sérios, nomeadamente de qualificação ao CAN-2021, que terá lugar nos Camarões.

 

Jogo para aumentar níveis de confiança

Outro jogador que esteve na conferência de imprensa que antecedeu o treino matinal foi Edmilson Dove, que disse ser um jogo para ajudar a elevar os níveis de confiança dos jogadores para os jogos de Novembro próximo, nomeadamente diante do Ruanda e Cabo Verde.

Para Dove, o facto da selecção nacional estar a ser composta por jogadores novos, casos de Geny Catamo, Kamo Kamo e Neymar, vai ajudar a unir cada vez mais o grupo e fazer com que os jogadores se conheçam melhor. “Sabemos que tem jogadores que integraram a selecção agora e isso vai nos ajudar a nos conhecermos melhor uns aos outros. São jogos que são importantes para aumentar os níveis de competitividade e nós somos profissionais o suficiente para assimilar as coisas com menor espaço de tempo possível”, disse Edmilson Dove, esperando que seja um jogo que sirva para o seleccionador conhecer melhor os jogadores que tem.

 

Sataca Jr. junta-se a Sidique nos Mambas

Com as alterações de última hora feitas pelo seleccionador nacional, Luís Gonçalves, nomeadamente a não autorização de Ratifo para se juntar aos Mambas e a lesão contraída por Cremildo, o treino desta quarta-feira teve uma novidade: a integração de Sataca Jr., jogador do miolo de terreno do Desportivo Maputo, que assim vai se juntar ao seu irmão mais velho, Sidique, que cumpre a sua segunda chamada na selecção nacional.

Sataca, que tem sido dos jogadores importantes nas manobras ofensivas dos “alvi-negros” a partir do meio campo, para além de ser o primeiro tampão defensivo, mereceu a confiança de Luís Gonçalves, para ocupar a vacatura de Cremildo na lista dos convocados.

Esta é a primeira aparição deste jogador na equipa principal de futebol de Moçambique, podendo ser utilizado no domingo, tendo em conta que em jogos amigáveis são autorizadas mais substituições do que as actuais três dos jogos oficiais.

Os Mambas realizam esta quinta-feira o último treino em solo pátrio, antes da viagem a Nairobi, agendado para esta sexta-feira. Na capital queniana, os Mambas vão realizar um treino de recuperação física na mesma sexta-feira e no sábado o treino de adaptação ao relvado que vai acolher o jogo de domingo.

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique