Dongue e Seda para “partir a louça”

Dongue e Seda para “partir a louça”

Leia Dongue e Tamara Seda treinam desde a tarde de segunda-feira com a Selecção Nacional de Basquetebol Sénior Feminina para o torneio de qualificação aos Jogos Olímpicos (Pré-Olímpico) a ter lugar em Belgrado, na Sérvia a partir da quinta-feira.

As Nigerianas comumente chamadas por D´Tigress, são as únicas que têm no seu histórico uma vitória nos Jogos Olímpicos, conseguida em 2004, em Atenas, diante da Correia do Sul, em jogo de definição do 10º e 11º lugar da prova.

É com esta Nigéria que Moçambique começa a sua história no Pré-Olímpico que arranca amanhã em Belgrado, na Sérvia, prova que pode escrever uma nova página do basquetebol nacional, e sublinhe-se dourada, se as “Samurais” conseguirem o bilhete para os Jogos Olímpicos em Tóquio.  

Para ver materializado este sonho, a equipa conta desde a segunda-feira com as postes Leia (Tanucha) Dongue e Tamara Seda, que no mesmo dia que chegaram da Espanha (Segunda-feira), juntaram-se às outras 10 atletas eleitas por Leonel (Mabê) Manhique para disputar o Pré-Olímpico a partir de 5ª feira, no primeiro treino na Sérvia.  

“Neste primeiro treino que tive com as meninas percebi que estão a um nível muito bom e muito avançado, o que quer dizer que nós é que temos de nos adaptar” aludiu Tamara Seda.

Apesar de não terem estado nas duas fases de preparação e de estágio competitivo, o facto das jogadoras se conhecerem e terem partilhado balneário, a integração poderá ser muito mais acelerada.

“Ter jogado com elas facilita a comunicação na quadra” explicou Tanucha, acrescentando que “os processos táticos são novos e leva algum tempo para aprender e se integrar, mas estamos a fazer um esforço para integrar o mais rápido possível”.

Na arena Sport Center Vizura as “Samurais” trabalham não só na integração de Leia Donge e Tamara Seda, como também na estratégia para qualificar Moçambique para os Jogos Olímpicos a ter lugar em Tóquio neste ano.
     


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique