Embaixada dos EUA felicita PGR pela divulgação do sumário da Kroll

Depois da divulgação da informação contida no relatório da Kroll, sobre as polémicas dívidas, várias entidades pronunciaram-se a respeito. Uma delas é a Embaixada dos Estados Unidos de América, em Maputo. A seguir, transcrevemos na íntegra o teor do comunicado de imprensa hoje enviado à nossa Redacção.  

“Os Estados Unidos desejam congratular a Procuradora-Geral da República de Moçambique pela divulgação pública do sumário executivo da auditoria independente realizada pela conceituada empresa de consultoria internacional, Kroll.  A divulgação do sumário executivo marca um passo importante para uma resolução transparente relativamente à emissão de mais de dois mil milhões de dólares em empréstimos à EMATUM, Proindicus, e Mozambique Asset Management.

Como maior doador bilateral de Moçambique, os Estados Unidos têm um interesse na gestão apropriada e transparente de fundos por parte do Governo de Moçambique.  A requisição de uma auditoria constituiu um passo importante no sentido da restauração da confiança dos investidores e doadores, e a divulgação pública do sumário executivo demonstra a vontade de resolver esta questão de forma responsável e transparente.

Há mais por fazer.  Os Estados Unidos aguardam que o Governo de Moçambique tome acções concretas em resultado das recomendações chave e resultados da auditoria.  Os Estados Unidos estão empenhados em trabalhar em proximidade com o Governo de Moçambique na melhoria da transparência e responsabilização nas suas operações financeiras”, diz o comunicado.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique