Edil de Chimoio doa 50% de salário para combate ao Coronavírus

Edil de Chimoio doa 50% de salário para combate ao Coronavírus

O Presidente do Conselho Autárquico de Chimoio e os vereadores vão doar 50 por cento dos seus salários nos próximos três meses, uma iniciativa que visa juntar pouco mais de 400 mil meticais, valor que deverá ser usado em acções visando o combate ao Coronavírus.

Entende a edilidade que embora ainda não há algum caso confirmado de Coronavírus no Chimoio, não se deve medir esforços na implementação de medidas que visam evitar a propagação da pandemia.

Depois de arranque, semana finda da campanha de desinfecção de meios circulantes que entram na cidade, a edilidade viu que não basta, tendo reunido de emergência, os seus oito vereadores e dois assessores onde chegaram a conclusão de que devem descontar 50 por cento do seu salário e com dinheiro comprar bombas de pulverização, cloro, máscaras, luvas, entre outro material.

“Nós não temos casos de Coronavírus no Chimoio, mas precisamos estar cada vez mais preparados para caso a pandemia chegue, saibamos o que fazer”, referiu João Ferreira, edil de Chimoio.

Os vereadores que prometem fazer a doação de forma voluntária, dizem que o seu contributo vai reduzir os riscos de propagação da COVID-19.

Calton Vicente, da área de Administração Territorial, um dos vereadores que aderiu a iniciativa, reconheceu não haver orçamento para actividades que têm que ver com o Coronavírus, daí que “todos somos chamados a dar o nosso contributo”.

Entretanto, a medida surge numa altura em que na província de Manica, mais de 1200 pessoas estão em quarentena domiciliária, maior parte das quais camionistas provenientes de Zimbabwe e mineiros regressados da África do Sul.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique