EDM lança projecto de reabilitação e Modernização dos centros de formação

EDM lança projecto de reabilitação e Modernização dos centros de formação

Este financiamento insere – se no âmbito do Contrato de Redução da Dívida e de Desenvolvimento (C2D) assinado entre os dois Governos (Moçambique e Franca) a 20 de Julho de 2015.

Desta vez, o donativo tem por objectivo de reforçar os dispositivos de formação dos quadros da EDM, sobretudo na componente vocacional no sector da eletricidade.

De acordo com a administradora do pelouro do pessoal e serviços corporativos da EDM, Fátima Artur, este projecto vem responder aos objectivos definidos pela EDM bem como pelo Governo.

“A EDM definiu três objectivos estratégicos para 2030: atingir o acesso universal do acesso a energia eléctrica, tronar Moçambique num polo regional de geração e trânsito de energia, atingir o índice de 40% dos trabalhadores do sexo feminino no universo dos recursos humanos da empresa, o que corresponde contratar mais de 600 mulheres para área técnica” lembrou a administradora.

É na senda da transformação da EDM para o futuro que se enquadra a formação e criação de uma força de trabalho que possa responder a este futuro desafiador, que neste contexto, “a reabilitação e modernização dos centros de formação em Maputo e Chimoio assumem uma importância fundamental na estratégia de desenvolvimento dos nossos recursos humanos, principalmente na componente de treinamento vocacional”.

Aliás, segundo Fátima Artur esta capacitação vai permitir a redução de custos que a EDM tinha para a formação e reciclagem do seu pessoal através, “da oferta de cursos vocacionais in house, na melhoria da qualidade dos cursos através da introdução de novos e modernos laboratórios e métodos pedagógicos”.

Adicionalmente, a nossa interlocutora conta que esta reabilitação inclui a criação de dois centros onde a cultura empresarial e uma identidade EDM pode ser criada, disseminada e consolidada e, “onde as capacidades técnicas, intelectuais e manuais do nosso pessoal podem ser acarinhadas e desenvolvidas contribuindo, desta forma para a formação de uma força de trabalho capaz de responder aos desafios da transformação e, sobretudo, continuar nesta jornada para o futuro”.

A representante regional da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Martha Stein-Shochas, considera que o donativo alocado pela Agência para a reabilitação e modernização dos centros de formação da EDM vem consolidar os laços de cooperação que existem entre a EDM e a Agência durante os 15 anos.

“Este projecto se inscreve na longa e histórica parceria com mais de 15 anos onde a EDM com dois projectos em curso, o de reabilitação da barragem hidroeléctrica de Mazuze, Chicamba e projecto e da eletrificação urbana nas cidades de Maputo, Matola e Pemba”, explicou a representante regional da Agência Francesa de Desenvolvimento, acrescentando que a Agência vai lançar concurso para um projecto de energia solar e eólica que deverá entrar em curso este ano, “relativamente a construção de uma central fotovoltaico no norte do país com uma capacidade de 41 megawatts”.

Martha Stein-Shochas diz ainda que com o lançamento deste projecto de reabilitação e modernização dos centros de formação da EDM serve para reafirmar a disponibilidade da Agência em ajudar na formação do seu pessoal.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique