EDM perde 16 milhões de meticais na reposição de infra-estruturas eléctricas em Nampula

EDM perde 16 milhões de meticais na reposição de infra-estruturas eléctricas em Nampula

A empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) diz que soma anualmente prejuízos de cerca de 16 milhões de meticais em reparação de infra-estruturas vandalizadas em Nampula.

A firma descreve a situação como crítica e custosa para a empresa, porque é forçada a deixar de se concentrar em acções de expansão de energia e melhoramento da qualidade para fazer trabalhos de reposição.

“A vandalização é muito onerosa para à empresa, uma vez que temos que desviar algumas acções que têm a ver com a expansão e melhoramento de energia. Dos finais do ano passado à esta data estamos a falar de cerca de 16 milhões de meticais”, disse Armando Machai, delegado da EDM em Nampula. O interlocutor que falava aos órgãos de comunicação social.

Enquanto isso, um indivíduo supostamente membro de uma quadrilha foi alvejado a tiros por roubo de material eléctrico.

Ele confessou o acto mas queixou-se do facto de o agente da Polícia da República de Moçambique (PRM) que o detive, alegadamente bêbado, não ter não poupado esforço e em disparar mesmo percebendo que não representava nenhum perigo.

“Encontraram-me a roubar cabos eléctricos para vender. A agente da Polícia disparou uma bala por perto e atingiu-me a barriga. Disparou outras duas na perna. Ele pediu-me dinheiro e eu não tinha”, narrou a vítima, para quem o agente da lei e ordem estava supostamente embriagado.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique