Eldevina Materula estimula reinvenção na gestão e valorização dos monumentos

Eldevina Materula estimula reinvenção na gestão e valorização dos monumentos

A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, efectuou, hoje, uma visita ao Monumento e Centro de Interpretação da Matola, na província de Maputo. À sua chegada, Materula manteve um encontro de cortesia com o Governador da Província, Júlio Parruque, no seu gabinete de trabalho.
De seguida, Eldevina Materula visitou a Direcção da Cultura e Turismo na Província de Maputo, onde manteve um breve encontro com os funcionários do organismo, tendo deixado mensagem de engajamento face à COVID-19.

Já no Monumento e Centro de Interpretação da Matola (MOCIM), a governante fez uma visita guiada e inteirou-se do funcionamento do MOCIM e desafios que o monumento enfrenta, numa reunião orientada pelo Gestor do espaço, Celestino Siane. Na sua intervenção, a Ministra referiu que apesar do momento dificil que se vive actualmente há que se fazer do monumento uma oportunidade de reinvenção.

O MOCIM é uma unidade orgânica do Ministério da Cultura e Turismo, criado para promover o conhecimento e reconhecimento sobre o papel crucial desempenhado pelos moçambicanos no processo das Lutas de Libertação da África Austral, que inclui incursões de assassinatos protagonizados pelo regime do Apartheid a membros do ANC acolhidos em Moçambique, e a compatriotas moçambicanos muitas vezes confundidos como membros do ANC. 

Como forma de render homenagem ao povo e governo de Moçambique pela solidariedade oferecida ao povo sul-africano que teve guarita em território nacional, na luta contra o Apartheid, os governos de Moçambique e da África do Sul decidiram construir um Monumento em homenagem a esta causa.

O lugar também constitui um destino turístico de grande interesse devido à sua história.

Ainda sobre a visita, à província de Maputo, a Ministra da Cultura e Turismo manteve breves encontros com a Secretária de Estado, Vitória Diogo, e com o Primeiro Secretário da Frelimo, Avelino Muchine.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique