Ellen Johnson distinguida com prémio Mo Ibrahim 2017

Ellen Johnson distinguida com prémio Mo Ibrahim 2017

O prémio Ibrahim, para excelência na liderança em África foi atribuído a Ex- presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, anunciou a fundação Mo Ibrahim, escreve a FPA.

Johnson foi elogiada pelos seus esforços por liderar a recuperação do país após uma guerra civil. Ellen Johnson foi presidente da Libéria de 2006 a 2017 e a quinta destinatária do prémio Ibrahim que reconhece e comemora a excelência da liderança africana.

O Prêmio Ibrahim pretende distinguir os líderes que, durante o seu tempo no cargo, desenvolveram seus países, fortaleceram a democracia e os direitos humanos pelo benefício compartilhado de seus povos e pelo desenvolvimento sustentável avançado.

O Comitê de Prêmios elogiou sua liderança excepcional e transformadora, para liderar a recuperação da Libéria após muitos anos de guerra civil devastadora.

Desde 2006, a Libéria foi o único país fora de 54 a melhorar em todas as categorias e subcategorias do Índice Ibrahim de Governança Africana. Isso levou a Libéria a subir de dez lugares na classificação geral do Índice durante esse período.

Ellen Johnson Sirleaf junta-se a Hifikepunye Pohamba da Namíbia (2014), Pedro Pires de Cabo Verde (2011), Festus Mogae do Botswana (2008) e Joaquim Chissano de Moçambique (2007) como Prêmio do Prêmio Ibrahim. Nelson Mandela foi nomeado o laureado honorário inaugural em 2007.

Os candidatos ao Prêmio Ibrahim são todos ex-chefes executivos de Estado ou governo africanos que deixaram o cargo nos últimos três anos civis, tendo sido democraticamente eleitos e cumpriram seu mandato constitucionalmente mandatado.
 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique