Em 2018 haverá menos três mil vagas na UP

Em 2018 haverá menos três mil vagas na UP

Na conferência de imprensa a jornalistas ocorrida hoje, nas suas instalações, a Universidade Pedagógica fez saber que para o ano lectivo de 2018 terá disponíveis 14,610 vagas, contra 16,000 abertas este ano. Das vagas a serem abertas no próximo ano, 8,500 são de cursos ligados à educação.

José Castiano, porta-voz da instituição, referiu na ocasião que diferentemente do passado, o acto de inscrição dos candidatos aos exames de admissão para este ano passam a ser feitos de forma online em qualquer ponto do país. Lembre-se que um terço do total dos estudantes universitários moçambicanos pertence à Universidade Pedagógica. Os exames de admissão serão realizados entre os dias 15 a 19 de Janeiro do próximo ano.

No processo de internacionalização aquela universidade irá receber o antigo Primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, e a antiga presidente da Costa Rica, Laura Miranda, onde terão a oportunidade de partilhar as suas experiências com a comunidade académica. Esta iniciativa surge no âmbito da promoção da excelência, inovação e competitividade que a universidade pedagógica abraçou. 

Na senda das suas realizações a universidade vai apreciar e aprovar novos currículos, e serão submetidos também novos cursos a serem avaliados para posterior aprovação. Neste momento estão em debate novos cursos de licenciatura, nomeadamente em engenharia mecânica, saúde pública e nutrição, este último visa rentabilizar as instalações de Ciências Saúde localizadas em Inhambane.

Actualmente, a UP encontra-se estruturada em cinco Faculdades: Ciências da Educação e Psicologia (FACEP); Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes (FCLCA); Ciências Naturais e Matemática (FCNM); Ciências Sociais (FCS) e Educação Física e Desportos (FEFD). Para além das Faculdades existem, também, duas Escolas Superiores: Técnica (ESTEC) e de Contabilidade e Gestão (ESCOG). Estas unidades orgânicas oferecem não só Cursos de formação de professores, que alimentam as necessidades do sistema educativo, mas também, Cursos noutras áreas, para a formação de outros profissionais. Os Cursos são ministrados em diferentes modalidades (presencial, semi-presencial e à distância) e em diferentes regimes (regular e pós-laboral. Para além das Faculdades, existem as Delegações da UP, em todas as províncias moçambicanas, o que permite que os estudantes se mantenham, com maior facilidade, nas suas zonas de residência

 

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique