Em Maputo ainda há quem não sabe porquê se celebra o 4 de Outubro

Em Maputo ainda há quem não sabe porquê se celebra o 4 de Outubro

Em Maputo, ainda há quem não sabe porquê se celebra o dia 4 de Outubro. Logo pela manhã de hoje, “O País” ouviu alguns munícipes acerca da data, nesta que é a maior cidade e a capital do país.

“Sim, sei que é dia da paz” respondiam os entrevistados quando questionados se sabiam do dia 4 de Outubro. Entretanto, questionados porquê se celebra a data, resumiam a resposta em “não sei explicar, mas sei que é dia da paz”.

Tal foi com Brisdo, que o encontramos num dos pontos de paragem de autocarros na avenida 24 de Julho. “Não sei praticamente dizer porquê celebramos o dia 4 de Outubro, só sei que é sobre a paz” disse Brisdo, que reconheceu ignorância a volta do historial da data.

“Sim, hoje é 4 de Outubro, o resto não sei. Só sei que é feriado”, confessou outro entrevistado, que foi conciso nas respostas.

Como o primeiro e o segundo entrevistados, “O País” encontrou tantos que assumiram não conhecer detalhes sobre a data, mas que vão na boleia do feriado e no conhecimento popularizado do “dia da paz”.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique