Em vigor novo padrão universal para definição do quilograma

Em vigor novo padrão universal  para  definição do quilograma

O padrão internacional do quilograma muda esta segunda-feira, passando a usar-se  a Constante de Planck, uma fórmula da física teórica em vez dos cilindros metálicos usados em vários países, cujo peso efectivo mudou ao longo de décadas.

A constante de Planck , fórmula do físico alemão Max Planck permitirá de forma universal determinar quanto deve pesar um quilograma

Desde 1889, o padrão  do quilo foi o Protótipo Internacional do Quilograma, um cilindro feito de uma liga metálica de platina e irídio que é guardado na cave da sede do Comité Internacional de Pesos e Medidas, em Saint-Cloud, perto de Paris, e foi adoptado como o padrão pelo qual se medem todos os quilos.

No entanto, ao longo dos anos, o cilindro, que tem apenas 39 milímetros de altura e diâmetro, aumentou a sua massa em alguns microgramas devido a partículas que absorveu da atmosfera.  O que pode  implicar erros em experiências científicas que precisam de medidas exactas de materiais altamente controlados, como substâncias radioactivas.

A partir de hoje, entram em vigor também novas fórmulas para calcular unidades fundamentais de medidas como o ampere, que mede a corrente eléctrica, o kelvin, uma medida científica de temperatura, e o mole, uma medida de substância.

Medidas que derivam das fundamentais, como o volt, ohm e o joule, passam a ter novos padrões definidos a partir de constantes físicas que se verificam na natureza.

Além dos profissionais dos laboratórios nacionais de metrologia, poucas pessoas sentirão a mudança, afirmou o Comité  Internacional de Pesos e Medidas citado pelo Notícias ao minuto.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique