Encerrada lixeira municipal de Pemba

Encerrada lixeira municipal de Pemba

O Concelho Autárquico de Pemba encerrou a lixeira municipal por alegadamente estar localizada no centro da cidade e ser considerada um foco de poluição ambiental.

Com esta medida, que entrou em vigor hoje, os resíduos sólidos passarão a ser depositados no novo aterro sanitário, também a céu aberto, situado a 15 quilómetros do centro urbano, segundo o edil Florete Motarua.

A nova lixeira  municipal  esta na zona fronteiriça entre os distritos de Pemba e Metuge, numa área de 80 hectares. O espaço considerado suficiente para o depósito de cerca de 14 toneladas de lixo recolhido diariamente na cidade.

A entrada em funcionamento da nova lixeira vai custar, numa primeira fase, cerca de 120 milhões de meticais. O valor a transferência das famílias que vivem ao redor da antiga lixeira, incluindo moradores da unidade residencial de Chibuabuari, por supostamente, terem erguido suas casas em zonas de protecção ambiental e propensas a deslizamento de terras, revelou Florete Motarua.

Ele anunciou também medidas punitivas a todos que continuarem a depositar lixo no local encerrado.

Em situações dessa natureza, a edilidade prevê aplicar uma multa de cinco mil meticais. Se o lixo for depositado no mesmo sítio com recurso a uma viatura a multa será de 25 mil meticais, avisou o edil.
De acordo com ele, pretende-se utilizar  o lixo do antigo depósito como adubos e transformar o local em parque infantil.

Entretanto, além de encerrar a lixeira municipal, a edilidade vai transferir as famílias que vivem ao redor, incluindo moradores da unidade residencial de Chibuabuari, por supostamente, terem erguido suas casas em zonas de protecção ambiental e propensas a deslizamento de terras.

Situada no populoso bairro de Cariaco, a lixeira municipal ora encerrada existia há pelo menos 50 anos.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique