ENI conclui financiamento do “Coral Sul”

ENI conclui financiamento do “Coral Sul”

A multinacional italiana Eni e os seus parceiros da Área 4 anunciam a conclusão, com sucesso, do processo de financiamento múltiplo do Projecto FLNG de “Coral Sul”, num montante total de 4 675 500 000 dólares.

Segundo comunicado da ENI a que o nosso jornal teve acesso, o valor foi assegurado pelas seguintes instituições: BPI Export Credit Agency Covered Loan; KEXIM Export Credit Agency Covered Loan; Ksure Export Credit Agency Covered Loan; Sace Export Credit Agency Covered Loan; Sinosure Export Credit Agency Covered Loan; Commercial Bank Direct Loan; KEXIM Direct Loan.

O FLNG (projecto de liquefação de gás) de “Coral Sul” é o primeiro projecto aprovado pelos Parceiros da Área 4 para o desenvolvimento dos consideráveis recursos de gás descobertos por este consórcio na Bacia do Rovuma (Província de Cabo Delgado), em offshore.

O anúncio do financiamento é um passo fundamental para o avanço do projecto, cujo calendário aponta para o início da exportação do gás moçambicanos aos mercados internacionais dentro de cinco anos, abrindo nova página na história da economia nacional, quando o país passar a ser um dos três grandes produtores de gás a nível mundial.

Tem como objectivo a produção e a monetização do gás contido na parte sul do reservatório de Coral, através de uma planta flutuante de GNL com capacidade de 3,4 MTPA (milhões de toneladas por ano).

Em 2016 a ENI, juntamente com as outras concessionárias da Área 4, assinaram com BP um contrato de venda de 100% da sua produção.

ENI é operadora da Área 4, com um interesse participativo indireto de 50%, através da sua participação na Eni East Africa (EEA). Em Março de 2017, Eni e ExxonMobil assinaram um Contrato de Compra e Venda para permitir que ExxonMobil adquira um interesse participativo indireto de 25% na Área 4. Após a conclusão da transação, Eni irá deter um interesse participativo indireto de 25%. Os restantes interesses na Área 4 são detidos pelo CNODC (20%), Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P. (ENH, 10%), Kogas (10%) e Galp Energia (10%).

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique