Era uma vez... Yuck Miranda em: acção

Era uma vez... Yuck Miranda em: acção

O actor leva mais uma sessão do seu “Karingana wa karingana" ao público infanto-juvenil, a partir de domingo.

 

Durante seis semanas, Yuck Miranda vai proporcionar histórias gravadas em vídeo às crianças. Com o seu “Karingana wa karingana", o actor pretende preservar a oralidade e divulgar contos de autores moçambicanos e portugueses.

As sessões de teatro de sombras, que serão disponibilizadas todos os domingos, no Facebook e Instagram do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, traduzem a necessidade que o artista teve de se reinventar e, assim, continuar a chegar ao público neste Estado de Emergência. O grande propósito é manter o teatro vivo, criando conteúdos para família. “A sensação que tenho é que o público infanto-juvenil é o mais prejudicado com esta nova situação que enfrentamos. Então, pensamos em criar conteúdos para as crianças consumirem a partir de casa”, além disso, realça o artista, “esta é uma forma de manter viva a oralidade africana e portuguesa”.

Mesmo a propósito de oralidade portuguesa, uma das histórias que serão contadas ao longo das seis semanas do “Karingana wa Karingana” é O silêncio da água, de José Saramago, escrita pelo escritor Nobel a partir de uma recordação de infância.

Numa parceria com o actor George Cabral, a primeira sessão de histórias de Yuck Miranda, com 10 ou 15 minutos de duração, pode ser acompanhada a partir das 7 horas deste domingo

Além de representar, Yuck Miranda trabalha com música, dança e cria trabalhos focados na defesa de crianças, LGBTQ + e igualdade de género. Desde 2010, tem participado em eventos como Transform Tour 2019 (Kigali, Ruanda; Cidade do Cabo, Joanesburgo; Harare, Zimbábue) e ASSITEJ 2019, na Noruega. Entre Novembro do ano passado e Janeiro deste ano, esteve em Paris. Na capital francesa, desenvolveu a fase de pesquisa do seu projecto: “Identidades não identificáveis”, focado em narrativas de membros LGBTQ + em diferentes países do Mundo.

A nova iniciativa de Yuck Miranda surge na sequência de uma sessão de histórias que o actor protagonizou na Fundação Fernando Leite Couto, mês passado.

   

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique