Erosão ameaça destruir habitações e escolas na cidade de Pemba

Erosão ameaça destruir habitações e escolas na cidade de Pemba

A erosão e um problema geral em toda a cidade de Pemba, mas a situação e considerada grave nos subúrbios da baía, onde algumas vias de acesso estão interrompidas, e várias casas incluindo escolas correm risco de cair devido a forca das águas da chuva.

Entretanto, o município também esta preocupado com o problema, mas o edil Tagir Carimo, diz que ainda não há dinheiro para travar a erosão. "São necessários 50 milhões de dólares, estamos a trabalhar com áreas da Direcção Provincial de Obras Públicas e Recursos Hídricos, por forma a encontrar diversos parceiros para construção de um sistema de drenagem de águas fluviais", disse Carimo.

A erosão e um problema antigo na cidade de Pemba, e cada dia que passa a situação tende a piorar devido a queda excessiva de chuvas registadas nos últimos tempos.

Por outro lado, o município de Pemba esta a reabilitar cerca de um quilómetro de estrada na histórica cidade velha.
Avaliada em cerca de 55 milhões de meticais, as obras foram financiadas pelo Fundo de Estradas.

Segundo Tagir Carimo, as obras deverão ser concluídas em Fevereiro próximo, mas o asfalto poderá ser colocado ainda este ano.

Com 700 metros de comprimento e duas faixas com 5 metros de largura, a rua Jerónimo Romero foi construída há mais de 50 anos, e esta é a primeira reabilitação da principal via da histórica cidade velha de Pemba.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique