Escultura e música na abertura da individual de Bena Filipe

Escultura e música na abertura da individual de Bena Filipe

Hoje é o dia em que a escultura Bena Filipe inaugura a sua segunda exposição individual. A cerimónia de abertura da mostra vai acontecer às 16 horas, na Casa da Cultura do Alto-Maé, na cidade de Maputo.
Intitulada Retrato da minha sociedade no feminino, a mostra de Bena Filipe resulta do interesse da escultora fazer da sua criatividade um pretexto para descrever, através de peças de ferro, o que vê, sente e capta de Moçambique como cidadã e como mulher.

18 peças constituem a mostra, que, na Casa da Cultura do Alto-Maé, estará aberta ao público durante 45 dias, isto é, inaugura esta quinta-feira e só encerra em 15 de Janeiro do próximo ano.

Essencialmente, Retrato da minha sociedade no feminino pretende, de acordo Bena Filipe, ser a demonstração do compromisso que o artista em geral tem e deve ter no contexto onde se insere como ser gregário.

A mostra da escultora que há três anos expôs, pela primeira vez, uma individual no Museu Nacional de Etnologia, Nampula, tem curadoria de Luís Sengo e insere-se nas actividades da Direcção da Cultura e Turismo da Cidade de Maputo/Ministério da Cultura e Turismo. A ideia da organização com o evento foi o de criar uma simbiose entre três ramos artísticos: artes plásticas com ferro (Bena Filipe),  música tradicional (Banda Kakana) e declamação de poemas (Énia Lipanga).
Bena Filipe é artista plástica, membro do Núcleo de Arte, e médica. O seu percurso artístico iniciou em 2006, no Bairro da Malhangalene (Cidade de Maputo). Em 2016, participou no Festival Nacional da Cultura, na cidade da Beira. No mesmo ano, fez parte da Expo MUSARTE e, no ano seguinte, da colectiva 7 de Abril no Núcleo de Arte. Este ano, a artista voltou a expor numa colectiva de apoio às vítimas do ciclone Idai, no Núcleo de Arte

Além da exposição de Bena Filipe, nesta quinta-feira, também haverá inauguração do novo estúdio da Banda Kakana, na Casa da Cultura, que, segundo o guitarrista Jimmy Gwaza, servirá para ajudar os músicos nacionais na gravação das suas criações.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique