Empreendedores moçambicanos devem investir em parcerias

Titos Munhequete, Fundador da Izyshop, não duvida, todo o empreendedor deve preocupar-se em encontrar forma criativa de solucionar a falta de financiamento.

Munhequete foi um dos oradores do painel “Os desafios da inovação em Moçambique”. Enquanto esteve sob os holofotes, o Fundador da Izyshop disse que muitas vezes os jovens empreendedores são demasiados ambiciosos nos seus negócios, conservando a ideia de querer ser o único proprietário da empresa. Na percepção de Titos Munhequete, é preciso que os empreendedores moçambicanos aprendam a arranjar parceiros que ajudem a solucionar os problemas sem recorrerem a dinheiro: “E qualquer empreendedor deve escutar o que o mercado diz sobre as ideias que tem, mantendo-se fiel às suas convicções, mantendo sempre a empresa aberta, porque fechada nada funciona”.

Abneusa Manuel, Presidente da Mozdevz, também defendeu que não se consegue fazer tudo sozinho no empreendedorismo: “as parcerias são mesmo importantes e temos que identificar parcerias estratégicas. Temos que olhar para o nosso contexto e identificar soluções que vão ter impacto na nossa realidade, com informação, que é poder, e paciência de investir em projectos que levam um ou mais anos para singrarem”.  

Já na percepção da outra oradora, Eugénia Langa, Directora-Geral da Mweba, os jovens devem investigar e deixar de se preocupar com emprego e salários altos antes de adquirem experiência. “Ao invés disso, os jovens podem identificar uma empresa de sonhos e la irem pedir estágio sem honorários. Isso permite os jovens adquirir experiência”.

Diante destas questões todas, José Samo Gudo, Director-Geral da Escopil Tecnologia, afirmou que o país é um mercado conservador, mas que os moçambicanos estão a mudar a maneira de pensar com ajuda de plataformas como Mozefo Young Leaders.

Hoje, e o último dia do evento organizado pela FUNDASO.

 

 

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique