“O progresso da humanidade depende de inovação”, Celso Correia

Pelo menos dois membros do Governo acompanharam o debate dos jovens no Mozefo Young Leaders, no Centro de Conferências Joaquim Chissano. São os casos de Celso Correia e Osvaldo Petersburgo. Dos dois dirigentes, interveio o Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural. Durante o seu discurso, alicerçado ao tema de debate “Os desafios da inovação em Moçambique”, Correia defendeu que a inovação deve melhorar a vida das pessoas porque o progresso da humanidade depende da inovação.

Numa sala muito concorrida, Celso Correia lembrou que muitos associam a inovação ao campo científico. Por isso, o Ministro sugere que se deixe de pensar de tal forma, pois qualquer sector de trabalho é propenso à ser inovado, como é o caso de campos ligados às áreas rurais: “A inovação deve permitir encontrarmos mecanismos para ultrapassarmos adversidades”, afirmou o Ministro, recuando um pouco no tempo: “Moçambique viveu, nos últimos três anos, tempos complexos. Agora entramos numa fase que nos permite dizer que vencemos as adversidades que nos afectaram. Por isso os jovens devem assegurar que na viagem ao desenvolvimento ninguém fique para trás”.

Antes de encerrar a sua intervenção, Celso Correia felicitou a Fundação SOICO (FUNDASO) pela organização do Mozefo Young Leaders, um espaço jovem que reflecte sobre as preocupações do país.  


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique