Ter projectos coesos é importante para obter financiamento

“Como financiar startups e empreendedores em Moçambique?” foi o penúltimo painel que debruçou-se sobre esse tema. Foi um momento em que os jovens empreendedores tiveram a oportunidade de colocar suas inquietações sobre as startups e outras componentes afins.

Alcino Michaque – Director de Administração, Finanças e Recursos Humanos da BVM, defendeu que a sua instituição possui um serviço de apoio aos empreendedores e jovens com ideias de grande alcance e impacto a nível social no país. “A BVM faz acompanhamento de jovens que se dedicam a inovação e acções ligadas ao empreendedorismo”.

Do seu lado, Tatiana Pereira, da empresa IdeiaLab, sobre o financiamento disse que os mecanismos de apoio não se limitam em financiar iniciativas que não apresentam coesão e solidez. Assim defendeu, em parte, que os jovens devem possuir uma certa atitude de negativismo, ou seja, não se limitar a pensar em benefícios exagerados ou ingénuos. “Temos que criar um negócio e desde o início criar uma relação seria com a banca. Investir em startups e investir em nossos jovens é o nosso futuro”.

A IdeiaLab é uma organização que trabalha com jovens empreendedores. Este órgão apoia empreendedores no percurso de transformar uma ideia em um serviço rentável ou útil a nível social. Para Tatiana, a criatividade é algo que tem faltado aos nossos jovens, pois vivem e crescem num ambiente condicionado e cheio de entraves que travam a criatividade. “A criatividade é como um músculo; precisa de ser sempre exercitado”.

A administradora Executiva do BIM, Liliana Catoja, a capacitação técnica para apresentar um projecto é importante para ter apoio em vários bancos nacionais. “Ideias que mostram potencialidades de serem vendidas são importantes. O nosso banco tem uma plataforma de ligar as pessoas, os investidores e aqueles que possuem meios de apoiar. Para afirmar a ideia de negócio é preciso procurar pessoas com facilidade e algum conhecimento”.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique