“É preciso criar um ambiente favorável para que as PME façam negócio”, Rama Sithanen

Rama Sithanen, antigo Ministro das Finanças e antigo Vice-Primeiro-Ministro das Maurícias, abriu o último painel do MOZEFO, no segunda dia.

Num discurso subordinado ao tema “Reformas económicas como indutor de crescimento”, o político defendeu a necessidade de se criar um ambiente favorável para que as pequenas e médias empresas possam fazer negócio e de se subsidiar infra-estruturas para atrair pessoas, com criação de zonas económicas especiais.

No processo de induzir crescimento, Sithanen observa que Moçambique precisa de dinheiro, é certo, mas precisa mais de tecnologias e de conhecimento, daí que o antigo Vice-Primeiro-Ministro daquele país africano tenha demonstrado ser a favor do investimento na educação nas áreas técnicas.

Depois, segundo Rama Sithanen, é preciso compreender que o sector privado é muito importante, pois sempre pode contribui para o crescimento com boas propostas políticas aos governos. No caso das Maurícias, Sithanen diz que o seu país conseguiu eliminar a pobreza absoluta ao levar em conta várias acções, como diversificar a economia, que garantiu que a nação atingisse a renda média, sobretudo do ponto de vista de desenvolvimento humano.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique