“A Soico tem todo o nosso apoio”, assegura ministro da Cultura

A oito dias do início do Grande Fórum MOZEFO, coreógrafos da Companhia Nacional de Canto e Dança e músicos afinam o passo para garantir momentos memoráveis durante os dias do evento. A incorporação de actuações culturais no MOZEFO é uma inovação, à semelhança do próprio espectáculo, que vai fazer uma mistura entre diversos músicos e ritmos tradicionais de todas as regiões do país, desde o tufo de Nampula, que conta com a participação de Regina dos Santos, vocalista dos Gran’Mah, até a timbila de Zavala, que tem lá uma entrada da Lizha James.

Não há dúvidas que será um espectáculo interessante. Aliás, o ministro da Cultura ouvia falar de que o Grande Fórum MOZEFO contará com esse momento cultural. Ontem, Silva Dunduro resolveu matar a curiosidade e assistir a mais uma sessão de ensaios, numa das salas do Centro Cultural Franco Moçambicano.

“Não se pode acelerar o caminho para o desenvolvimento sustentável sem a cultura (…) essa experiência entre a Companhia Nacional de Canto e Dança e o grupo Soico pode realmente resultar naquilo que nós queremos que seja – a internacionalização das artes cénicas moçambicanas. Nós queremos, aqui, assumir publicamente que a Soico tem todo o nosso apoio como Governo, todo o nosso apoio como Ministério, porque temos a consciência de que a nossa missão é criar condições para que vocês possa produzir”, destacou o governante, antes de saber de Daniel David que, de facto, a parte cultural vai ter uma projecção mundial através dos canais da Soico.

“Vai filmar-se a imagem deste evento, esta parte cultural, em full DH, com transmissão para todo o mundo via satélite. Nós vamos transmitir para milhões de moçambicanos e outros que gostam de Moçambique, por isso, esta apresentação não vai servir apenas para aquelas pessoas que estarão na sala”.  

A experiência de fusão de ritmos está a ser um desafio, mas também uma oportunidade de interacção entre os artistas. Lizha James diz-se realizada: “Um dos pontos que sempre quis e frisei na minha carreira é ser versátil e a criatividade que, graças a Deus, tenho fez com que a fusão fosse natural”.

Já Moreira Chonguiça, no seu estilo característico de entusiasmo, vincou: “isto é um espectáculo de televisão, não é um espectáculo normal”.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique