Daniel David distingue Ricardo Tadeu no MOZEFO Young Leaders

O segundo painel do MOZEFO Young Leaders, a decorrer no Centro de Conferências Joaquim Chissano, continuou com o propósito do programa: levar à juventude uma oportunidade de se exprimir na mesma proporção que aprende de grandes líderes mundiais.

Com efeito, Ricardo Tadeu, Africa CEO AB InBev, foi convidado a uma conversa sobre “O investimento jovem e criação de oportunidades”, que, no final, valeu-lhe uma distinção inesperada do PCA do grupo SOICO, Daniel David. Quebrando o protocolo, David subiu ao palco e teceu vários elogios ao brasileiro, por ser um modelo de vida a seguir. Por essa razão, o PCA da SOICO convidou aos jovens a inspirarem-se no exemplo de liderança que é Ricardo Tadeu. “Não havia melhor coisa do que ter Ricardo Tadeu em Moçambique. Ele é um exemplo de talento, trabalho e de estar na vida. Por isso, em nome de todos os colaboradores do grupo SOICO, quisemos deixar uma recordação de Moçambique em público, a alguém que deu um baile às cervejarias mundiais, quando esteve a trabalhar no México”, afirmou Daniel David.

Quanto ao segundo painel, “O investimento jovem e criação de oportunidades”, Ricardo Tadeu focou-se no sucesso, considerando que o primeiro de todos sucessos é ser feliz, ter uma vida plena em diferentes facetas. Além disso, segundoTadeu, contribui para o sucesso individual a noção de que na vida há momentos que não se deve trabalhar sozinho. “Para que o jovem tenha sucesso, deve delimitar um bom objectivo e saber qual é o seu sonho, porque isso orienta a pessoa. Ainda assim, isso não é suficiente. É preciso ter um plano para se atingir uma determinada meta. Só assim o sonho pode ser uma realidade”, explicou Tadeu, quem entende que, em muitos casos, as pessoas falham porque não têm planos.

Ampliando a sua visão sobre como encara o mundo, Ricardo Tadeu disse aos jovens que, se quiserem ter boas oportunidades, devem cercar-se de pessoas objectivas, optimistas, que lhes façam acreditar que o sonho é possível. Na óptica do orador, estar cercado de pessoas correctas é indispensável, o que deve ser acompanhado por persistência individual, afinal: “Nada na vida conquista-se sem capacidade brutal de resistência à frustração”.

Antes de finalizar o seu discurso, Tadeu aconselhou os jovens a inspirarem-se nos valores e ideias (procurando fazer uma diferença positiva) e não apenas nos resultados, consciente de que nem sempre o sucesso é certo.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique