Grupo Soico e TVM assinam memorando para aluguer de estúdio móvel

A Televisão de Moçambique vai disponibilizar o seu estúdio móvel e respectivos equipamentos de alta definição para a cobertura integral da 2ª edição do MOZEFO.

Para o efeito, os Presidentes dos Conselhos de Administração do Grupo Soico e da Televisão de Moçambique, respectivamente Daniel David e Jaime Cuambe, assinaram, esta quinta-feira, o contrato por via do qual a Televisão Pública, em regime de aluguer, cede a unidade móvel, os seus respectivos equipamentos e recursos humanos para garantir uma cobertura, com melhor qualidade, do fórum MOZEFO, nos dias 22, 23 e 24 do mês em curso. O grande fórum MOZEFO terá lugar no Glória Hotel, na Cidade de Maputo, e vai receber personalidades de todo o mundo.

A Televisão de Moçambique disponibiliza ao Grupo Soico uma vasta equipa de pessoal técnico composto, nomeadamente, por um chefe técnico da unidade, um realizador, oito operadores, um técnico de luz, dois motoristas, dois assistentes de estúdio, um electrotécnico e um técnico de transmissão. O Grupo Soico estará representado por uma equipa que terá um chefe técnico responsável pela supervisão do carro estúdio.

O PCA do Grupo Soico, Daniel David, disse, na ocasião, que o acordo assinado com a TVM mostra que a definição de objectivos e uma visão ampla concorrem para a sustentabilidade de negócios. Daniel David destacou ainda que o aluguer do equipamento visa responder à exigência da tecnologia de ponta, necessária para o próximo fórum MOZEFO. "Para o Grupo Soico e, em particular, para a SLIVE, este acto que acabamos de testemunhar mostra que o pragmatismo e a visão que o mundo nos dá leva-nos a criar sinergias e a trabalharmos numa perspectiva de sustentabilidade de negócios que dirigimos nas nossas instituições", sublinhou.

Para o próximo maior evento de conferência em Moçambique, o MOZEFO, a projecção tecnológica de transmissão do evento vai abranger multiplataformas, como: o Youtube, a transmissão online no Facebook, nos canais internacionais e na mais recente plataforma online, STV Play.

Para responder a essas exigências, Daniel David acrescenta que é preciso que haja tecnologia de ponta. "Na análise do mercado, percebemos que a TVM tem, neste momento, a capacidade tecnológica que é a melhor da África Austral".

Daniel David não deixou de falar do contributo da TVM na prestação do serviço público e agradeceu igualmente a abertura do órgão televisivo, referindo que a concorrência deve limitar-se na audiência.

Por sua vez, o PCA da TVM disse que a parceria marca o início da cooperação, a longo prazo, entre as duas instituições, tendo, igualmente, enaltecido a importância que a parceria tem para o desenvolvimento do país.

"O nosso entendimento é que o superior interesse de comunicar deve ser mantido acima de qualquer percepção de concorrência. Deveremos fazer dessa parceria uma base para alargar proximamente o âmbito da nossa cooperação", disse.

No final do encontro, os membros dos conselhos de administração do Grupo Soico e da TVM visitaram o estúdio móvel contemplado no acordo entre ambas as instituições, equipado com tecnologia de ponta em alta definição e preparado para operar com dez câmaras, respondendo, assim, aos padrões internacionais de transmissão televisiva.

Refira-se que a assinatura do memorando entre o Grupo Soico e a Televisão de Moçambique acontece quando faltam cerca de vinte dias para a realização da II edição do grande fórum MOZEFO.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique