Joaquim Chissano abre a Gala do MOZEFO Awards

Joaquim Chissano, antigo Presidente da República, destaca que o “Conhecimento” tema escolhido para esta edição do Fórum MOZEFO é de extrema importância porque através do conhecimento é que se pode criar e elaborar políticas públicas que vão de encontro com a realidade dos países.  

O antigo estadista refere que para a criação de uma economia de conhecimento são necessários três pilares:

i. Educação - o investimento na melhoria da qualidade e disponibilidade de programas de aprendizagem em todas as etapas e ciclos. Uma forte aposta na criação de uma academia, formação de professores de excelência, que partilhem o conhecimento para as gerações mais jovens.
 
ii.  Inovação - as nações devem passar da imitação para a inovação, procurando soluções mais ajustadas aos seus problemas e desafios. Investimentos na expansão e adopção de tecnologias de informação para a geração de conhecimento e postos de trabalho.

iii. Incentivo às instituições – apoiar as instituições e pessoas que contribuem para o desenvolvimento sustentável do país através da geração de iniciativas e transmissão de conhecimento.

Joaquim Chissano despertou os presentes para a aposta na transmissão de conhecimento para as novas gerações, porque eles são o garante do futuro. “Conhecimento é de particular importância porque ajudará a capacitar jovens com qualidade”, referiu o antigo estadista.

Chissano falava na abertura da Gala do MOZEFO Awards 2017. A gala tem por objectivo homenagear pessoas e organizações que contribuem para o desenvolvimento de Moçambique que os seus feitos se enquadram dentro dos princípios do MOZEFO.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique