José Maria Neves a favor da criação de instituições inclusivas para estimular o desenvolvimento

“As instituições são pilares essencias de desenvolvimento político, económico e social”, defende o antigo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, quem acredita que África pode ascender ao desenvolvimento ainda neste século.

Maria Neves que falava durante a apresentação do tema “Instituições como pilar de desenvolvimento”, em debate no MOZEFO, falou de como seu país se desenvolveu, sem recursos (petróleo, gás, entre outros). O dirigente contou que o segredo está na boa governação. “Apostamos no desenvolvimento da instituições e na capacitação do recursos humanos”, disse.

Na boa governação, apontou exemplos. As leis, defende, devem ser aprovadas no quadro de discussão democrática entre todos os agentes. “Em Cabo Verde, o sistema governativo permitiu a distribuição de poder entre o Chefe do Estado e o Chefe do Governo”.

José Maria Neves considera que as instituições são as regras do jogo e as organizações (políticas, económicas) são os jogadores e a evolução de uma economia deriva da interacção entre as instituições e as organizações. “A escassez de recursos leva a conflitos de interesse e as instituições levam à resolução desses conflitos”.

O antigo dirigente acredita que a chave para o desenvolvimento está na capacidade que as instituições têm de se adaptarem, por isso, defende que sejam inclusivas, de forma a incentivar a participação dos cidadãos e empresas, fomentar a actividade, crescimento e prosperidade económica para estimular o crescimento. Por outro lado, diz que as nações fracassam quando têm instituições extractivas com políticas centradas no monopólio.

O desenvolvimento requer uma cultura de desenvolvimento, ou seja, mudança de hábitos mentais. Daí que, aponta a educação como meio poderoso para espoletar a criação de novas ideias.

“Só num ambiente de plurarismo, de pensamentos divergentes, é possível abrir caminho à emergência de instituições inclusivas”.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique