MOZEFO Young Leaders impressiona Governo e gera expectativas na juventude

É uma inovação que vem dar espaço privilegiado aos jovens nacionais para interagirem com personalidades da arena política, económica e social que estarão no Grande Fórum MOZEFO promovido pelo grupo Soico. Entre os dias 20, 21 e 22 de Novembro, perto de 200 jovens vão partilhar as suas preocupações e perspectivas de desenvolvimento, durante o MOZEFO Young Leaders.

Ontem, em representação da Soico, o administrador Dailton Fonseca assinou memorandos de entendimento com representantes de sete associações juvenis que estarão nesse evento a realizar-se na Cidade de Maputo. A assinatura aconteceu numa das salas do Ministério da Juventude e Desportos e contou com a presença do ministro de tutela, Alberto Nkutumula, e o Presidente do Conselho de Administração do grupo Soico, Daniel David.

Com aquele gesto, marca-se um passo decisivo para a realização do MOZEFO Young Leaders - uma iniciativa de debate económico e social que tem como objectivo criar um espaço aberto de debate dedicado aos jovens moçambicanos com os principais oradores nacionais e internacionais que farão parte do Grande Fórum MOZEFO.  

“Para nós vai ser uma honra ter este grupo de cerca de 200 jovens que vão ter, a partir de hoje até ao próximo evento que vai ser em 2019, oportunidades de partilhar experiências com líderes nacionais e internacionais que se vão deslocar a Moçambique. Este ano, contamos com cerca de sete líderes internacionais: ex-chefes de Estados, ex-primeiros-ministros, ministros de várias áreas que vão trazer suas experiências e discutirem informalmente com jovens durante uma hora e meia por dia”, detalhou Daniel David.

Alberto Nkutumula, por sua vez, vê nesta iniciativa do Grupo Soico um alinhamento com a visão dos líderes africanos que decidiram dar enfoque de 2017 à juventude.

“Este é o ano da juventude africana. Os chefes de Estados africanos aprovaram um lema para este ano que é “Aproveitando o dividendo demográfico através do investimento na juventude” e este evento vem alinhar-se a essa decisão dos chefes de Estados e de Governos de África, porque sendo ano da juventude é importante que esta se afirme e que se reconheça como a principal força para o desenvolvimento de África.”

E os jovens representados na assinatura dos memorandos entendem tratar-se de uma oportunidade única para discutir e propor ideias sobre o que os inquieta.

O MOZEFO Young Leaders vai decorrer nos dias 20, 21 e 22 de Novembro em Maputo.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique