“O MOZEFO dá-nos certeza de que temos uma nação com mentalidade moderna”

Ricardo Tadeu é presidente da Zona África da AB InBev, desde Outubro 2016, a líder mundial na área de cervejas, resultado da fusão, primeiro, entre a belga Interbrew e a brasileira Ambev, em 2004, e depois com a anglo-sul-africana SABMiller, em 2016, este último um negócio de 104 biliões de dólares

Ricardo Tadeu é graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes no Brasil e mestre em Direito pela Harvard Law School. Está na Ambev desde 1995 e ocupou diversos cargos em toda a área comercial da empresa.

Foi nomeado presidente da Unidade de Negócios para operações na América Latina Hispânica em 2005 e, de 2008 a 2012, foi presidente da Unidade de Negócios do Brasil. Foi nomeado presidente da Zona México em 2013.

Vai ser orador no primeiro dia do MOZEFO 2017, no painel que vai debater “Conhecimento e competitividade na indústria”.

Que importância tem para um país em vias de desenvolvimento, como Moçambique, um fórum como o MOZEFO?

Todos os países, em especial os países em desenvolvimento, porque buscam uma taxa de crescimento acima da média mundial, precisam de criar momentos para discussão de oportunidades e intercâmbio de informações entre autoridades, membros da sociedade, empresários e grupos de investimento. Há uma competição muito grande no cenário mundial para atracção de investimentos e criação de postos de trabalho sustentáveis que gerem uma melhoria nas condições de vida da população de forma geral. A criação de um fórum como o MOZEFO dá-nos certeza de que Moçambique é uma nação de mentalidade moderna, que busca o diálogo entre os diversos actores do ambiente económico, com o objectivo final de alcançar um modelo de desenvolvimento que seja acelerado, mas, ao mesmo tempo, sustentável.

O Dr. Ricardo Tadeu é um dos oradores confirmados para a 2ª edição do Fórum MOZEFO, que se realiza a 22, 23 e 24 de Novembro, em Maputo, com o tema “Conhecimento, Motivação, Acção: acelerar o caminho para o desenvolvimento sustentável”. Quais as suas expectativas para este fórum?

Será a minha primeira participação e estou muito animado e honrado pelo convite. Espero poder aprender bastante sobre o país, fazer novos amigos e poder transmitir a visão de uma grande empresa a nível mundial, a respeito de quais são as formas como o sector privado pode apoiar o desenvolvimento do país e, ao mesmo tempo, criar oportunidades de crescimento para o seu próprio negócio.

O conhecimento é o grande tema de debate desta edição do fórum. Qual a importância que pode ter no processo de desenvolvimento das nações?

O principal obstáculo para o crescimento de qualquer empresa é a falta de pessoas suficientes com conhecimento técnico para permitir a expansão dos negócios. AB InBev e CDM são empresas que estão atentas a este facto e investem de forma significativa, todos os anos, na preparação de profissionais que possam exercer as suas tarefas de forma excelente e, ao mesmo tempo, entender o papel que possuem dentro da empresa e a relevância da empresa para a sociedade. Todo o incentivo que possa ser dado para a qualificação e desenvolvimento de profissionais é muito bem-vindo e estamos muito entusiasmados para discutir a respeito de melhores práticas neste sector.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique